Olá, criOnças! Abrindo o mês de maio, o blog traz a coletânea exclusiva "Full Length". Como o nome já deixa claro, o disco traz em 12 faixas uma seleção de canções que, ou foram editadas ao ser incluídas nas trilhas sonoras das novelas, ou vieram em versões menores (como single edit ou reissue, como foi o caso da faixa de Draco Rosa, pois as duas versões são oficiais, uma de 2001 e outra de 2004, sendo a de 2004 apenas uma versão com o final suprimido da gravada 3 anos antes). Aqui, vocês podem ouvir o que falou nas trilhas sonoras comercializadas. E, se pensam que foi pouca edição, se enganam: somente na trilha sonora de "Celebridade", atualmente no ar no Vale a Pena Ver de Novo, 3 faixas foram cortadas para caber no disco, que tinha um limite de minutagem de 77 minutos e 40 segundos à época. São elas:
-"The Closer I Get to You" com Luther Vandross e Beyoncé, que perde 1:31 em duração, sendo finalizada aos 3:50;
-"Regálame la Silla Donde Te Esperé" com Alejandro Sanz, que perdeu 25 segundos de seu final;
-"I Heard It Through the Grapevine" com Michael McDonald, que perdeu 22 segundos de seu encerramento em fade out.
Mas a tesoura, obviamente, rolou solta em outras paragens e, sem motivo aparente a não ser escolhas meramente estéticas. Na novela "De Corpo e Alma", a regravação de Swing Out Sister para "Am I the Same Girl" perdeu, sem necessidade, 19 segundos de seu final. Já na faixa de Betty Boo, "Where Are You Baby?" aconteceu o que era corriqueiro entre 1990 e meados 1992: todos os formatos lançados vinham com o mesmo master, então o que viesse editado no LP e no K7, assim viria no CD e foi nessa brincadeira que a canção perdeu 37 segundos na trilha sonora de "Meu Bem, Meu Mal".
Já o encerramento antecipado de "En El Muelle de San Blas" com Maná na trilha sonora de "Sabor da Paixão" segue sendo um mistério. Primeira inclusão da banda em novelas brasileiras, com 5 anos de atraso naquele começo de 2003, a faixa perdeu 33 segundos, finalizando aos 5:17, desconsiderando o gap de quase 2 segundos.
Jimmy Cliff, coitado, levava cada tesourada nos anos 90 que, sinceramente, não entendo o motivo: assim como ocorreu em "Felicidade" com sua "Peace", faltava tão pouco pro final de "All for Love" que chegou a ficar sem sentido a canção ter 26 segundos suprimidos e, pior ainda: deixando letra perdida no meio do caminho. Aliás, a trilha sonora de "Meu Bem Querer" tem umas edições meio esquisitas no meio do caminho.
A regravação de Phil Collins para "True Colors" abria a trilha sonora de "Andando Nas Nuvens", mas perdeu, inexplicavelmente, 41 segundos do final que fizeram falta.
Já o caso de Terence Trent D'Arby (que nos últimos 15 anos entrou numa onda espiritualista e mudou legalmente o nome para Sananda Maitreya) é quase justificável: o final em fade out é longo, mesmo. Mas os 18 segundos suprimidos na trilha sonora de "A Próxima Vítima" fazem falta em "Holding On to You".
Já o corte da regravação do The Dream Academy para "Love" de John Lennon ficou bem bonitinho. Mas, mesmo assim, faltavam 38 segundos de música ainda.
Gary's Gang levou uma violenta tesourada no encerramento da trilha sonora de "Final Feliz", fechando aos 3:59, tendo quase o dobro disso.
É isso, espero que curtam.