Powered By Blogger

domingo, 9 de junho de 2013

Olho no Olho/ Nacional (20th anniversary reissue)

Em 1993, Antônio Calmon foi chamado para recuperar a audiência que havia fugido em massa do horário das 19 horas após o final de Deus Nos Acuda (1992/93) com O Mapa da Mina, de Cassiano Gabus Mendes. O Mapa da Mina tinha uma proposta ótima, mas confundiu o público e sofreu uma série de alterações para agradar o público que, mesmo assim, fugiu da novela e deu toda a sua audiência para a novela das 18 da época (Mulheres de Areia), que em muitos capítulos, ultrapassou os inacreditáveis 50 pontos (algo inimaginável para o horário das seis). Cogitou-se trocar as novelas de horário, mas no fim das contas, Cassiano Gabus Mendes recebeu da Globo uma ordem de encurtamento de "O Mapa...", já que a produção de "Olho no Olho" estava adiantada.
"O Mapa da Mina" acabou antes da hora e um acontecimento trágico pontuou seu final. Em 18/08/1993, já com o último capítulo escrito e enviado à emissora (O Mapa da Mina estava a apenas 17 dias de seu final), Cassiano Gabus Mendes faleceu, com direito a um depoimento emocionado de Lima Duarte no fechamento do último capítulo.
"Olho no Olho" cumpriu a missão de recuperar uma audiência razoável para o horário das 19 horas, mas não foi suficiente para ser um sucesso estrondoso: apenas manteve uma audiência linear. Com uma proposta inovadora (que tratava a mediunidade sob o ponto de vista paranormal, com direito a realismo fantástico), acabou se tornando uma trama tão linear quanto sua audiência e não ficou gravada na memória do grande público. Muito disso se deve à sua sucessora, o remake de Ivani Ribeiro para sua própria novela "A Viagem", um estrondoso sucesso em 1994, de abril a outubro daquele ano.
Mesmo assim, tivemos duas trilhas sonoras maravilhosas (embora a nacional me agrade mais que a internacional, que tem a bagaça "Ça C'est Paris", cantada pelo egípcio-brasileiro Gilbert). Vamos à ela, então...
PARA BAIXAR O CD, CLIQUE AQUI.

TRACKLIST:
01. GÊNESE/ Paulo Ricardo & RPM 5'03
02. AGORA OU JAMAIS/ Tigres de Bengala 3'33
03. ORAÇÃO DE AMOR/ Paula Morelembaum e Jacques Morelembaum 3'54
04. FÚRIA E FOLIA/ Barão Vermelho 2'53
05. HOMEM QUE SABIA DEMAIS/ Skank 3'46
06. MAGNIFICAT/ Rútila Máquina 3'32
07. SUBMUNDO VATICANO/ Lulu Santos 4'27
08. DOWN EM MIM/ Edson Cordeiro 2'58
09. DEUS APAREÇA NA TELEVISÃO/ Kid Abelha 3'20
10. SERÁ QUE SOU EU/ Paulinho Moska 3'29
11. NÃO TEM SOLUÇÃO/ Zizi Possi 3'37
12. TODA NOITE/ Edmon 4'30
13. POR TODA PARTE (To get around)/ Franco Perini 3'31

Tempo Total: 48'42
Seleção de Repertório e Direção Musical: Mariozinho Rocha
Masterização 1993: Sergio Seabra
Masterização 2013: Heyner Mercado.
Fonogramas atualizados: Universal Music (1, 2, 6, 7, 10, 11 e 12); Som Livre (3); Warner Music (4 e 9);  Sony Music Entertainment (5 e 8); Independente (13).

CURIOSIDADES:
"Gênese" é creditada a Paulo Ricardo e RPM separadamente, pois na época, Paulo Ricardo havia deixado a banda;
Tigres de Bengala foi um supergrupo (ensemble) composto por Ritchie, Claudio Zoli, Vinícius Cantuária, dentre outros;
Lulu Santos literalmente manda a morte tomar no cu no final de "Submundo Vaticano";
Franco Perini plageia CLARAMENTE o hit de 1986 de Janet Jackson "What Have You Done For me Lately". Procurem o vídeo no Youtube e tirem suas próprias conclusões.

Um comentário:

Unknown disse...

El link no se encuentra disponible, por favor repostar, gracias.