O segundo volume da franquia "Full Length" iniciada em maio traz novamente 12 faixas que, ao serem incluídas nas trilhas sonoras das novelas, foram sutilmente ou grosseiramente cortadas para que, na maioria dos casos aqui presentes, a minutagem dos lados A e B se equiparasse, especialmente para evitar a troca da ordem das faixas no formato K7 (mas, mesmo assim, vez ou outra, isso ocorria). Há ainda os casos das faixas que tiveram trechos suprimidos por exigência das gravadoras, para que o consumidor só encontrasse as versões completas comprando o álbum dos artistas. Quem diria que essa prática, com o passar dos anos, se tornaria inútil, não é mesmo? Com o avanço do streaming, poucos são os artistas e gravadoras que não disponibilizam suas discografias completas. É o mercado se reinventando, meus bananos...
O disco abre com The Silencers e sua "One Inch of Heaven", que foi brutalmente editada na trilha sonora de "Vamp", em todos os formatos (entre final de 1990 e meados de 1992, houve um retrocesso na Som Livre, que passou a produzir um único master para os três formatos disponíveis, prática que só seria derrubada a partir da trilha sonora nacional de "Perigosas Peruas"). Ocorre que, para que "One Inch of Heaven" figurasse no lado A e equiparasse a minutagem deste lado com o lado B, a faixa perdeu nada menos que 3 minutos e 22 segundos, finalizando aos 4'08 quando possui, na verdade, 7'30. Pior ainda: o fade out ocorre no momento que acontece a virada para o bridge da música e, nisso, uma parte considerável da letra simplesmente se perdeu. Um corte bem mais sutil - e talvez por isso quase injustificado - veio na faixa seguinte: "Only Time Will Tell", dos gêmeos Nelson, acaba 17 segundos antes de seu final real na trilha sonora de "O Dono do Mundo". Já a faixa seguinte, o famoso remix de DNA para "Tom's Diner" de Suzanne Vega - originalmente lançada a capella em 1987 - teve um corte inteligente na trilha sonora de "Meu Bem, Meu Mal": apesar de se tratar da album version, a faixa acaba exatamente onde a single version termina, ficando assim com 4'27. Mas, como se tratava da versão completa, aqui a faixa veio com seus 1'01 faltantes. Lisa Lisa & Cult Jam, com "Let the Beat Hit'em", também da trilha sonora de "Vamp", perdeu na trilha sonora 40 segundos, acabando em um longo fade out. Aqui, veio como foi lançada originalmente. Já "What's a Woman", com Vaya Con Diós é outra faixa da trilha sonora de "O Dono do Mundo" que padeceu de um corte desnecessário, perdendo apenas 20 segundos de seu final. Não que o corte da trilha sonora tenha ficado feio, mas faltava mais final. O caso de Adrian Gurvitz pode ser interpretado de várias formas com sua "Classic": Tecnicamente, a versão de 3'37 presente na trilha sonora de "Sétimo Sentido" não é cortada, pois se trata da single version lançada no Reino Unido, terra natal de Adrian. Ocorre que há duas outras versões da faixa: a album version, com dois trechos - e inclusive mais letra - no meio suprimidos da single version, e ainda uma segunda single version que preserva o fade out da album version, mas mantém os cortes no miolo da versão single britânica. Essa foi a versão que parou aqui, com 13 segundos a mais. Londonbeat abre os trabalhos da segunda parte com sua popular "I've Been Thinking About You", da trilha sonora de "O Dono do Mundo", que como vocês podem constatar nesta parte, possui uma série de cortes que poderiam ter sido evitados. Não foi diferente aqui, pois a faixa acaba em longo fade out aos 4'41 nos três formatos da trilha sonora, faltando apenas 34 segundos para bater nos seus 5'15. Já o corte feito em "Peace" de Jimmy Cliff foi bem mais sutil e, em partes, justificável: à época morando no Brasil, Jimmy havia acabado de gravar a faixa quando ela foi escolhida para a trilha sonora de "Felicidade", quando nem mesmo os produtores haviam decidido em qual trecho a faixa seria finalizada, pois basicamente só se sabia que seria em fade out. Assim, a faixa veio com 4'24 na trilha sonora, faltando apenas 15 segundos para seu final pós-produzido. "Like a Child", de Noel Pagan, foi a única faixa cortada na trilha sonora de "Que Rei Sou Eu?", justamente para que a minutagem do lado B pudesse se equiparar ao lado A e não prejudicasse "Patience" dos Guns 'N Roses que fechava o disco. Mesmo sendo o único caso da trilha sonora, ficou um corte muito feio, pois o fade out se inicia na metade do segundo verso e a faixa termina na metade do segundo refrão, aos 3'35. Aqui, veio com os 1'40 faltantes. Já o caso de Joe e sua "I Believe in You", com a participação de NSYNC, foi uma exigência da gravadora, que já havia liberado outra faixa do NSYNC para a trilha sonora de "As Filhas da Mãe" ("Selfish", a 14ª faixa da trilha sonora). Sobrou pro Joe, que viu sua faixa perder 41 segundos do final, pelo menos num fade out inteligente que ficou bem amigável para as rádios do Brasil. Aqui, veio com o que faltava. Sting foi apenas mais um que viu sua faixa ser mutilada na trilha sonora de "Sassaricando", que só teve 3 faixas inteiras em 1988. "We'll Be Together" acabava aos 4'08 na trilha sonora e aqui acaba aos 4'49. Fechando o disco, The Real Milli Vanilli e sua "When I Die" comparecem com os 32 segundos faltantes da trilha sonora de "Lua Cheia de Amor", finalizando aos 4'24.
ERRATA: A faixa 6 pertence ao catálogo da Warner Music, diferentemente do creditado no encarte interno.
ERRATA: A faixa 6 pertence ao catálogo da Warner Music, diferentemente do creditado no encarte interno.
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Um comentário:
simplesmente EXCELENTEEEEEEE !!!!!
bom demais !!!!
abrigado e grande abraço !!!!
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