Powered By Blogger

domingo, 24 de março de 2019

Out of Print: Deborah Blando - Deborah Blando (1998)

Terceiro álbum de Deborah Blando e também seu único disco homônimo, é talvez seu álbum mais introspectivo e voltado a questões existenciais sob um olhar de quem foge de qualquer ideia de dicotomia. Talvez por isso esse trabalho seja o meu preferido dela. Além das faixas "Somente o Sol (I'm Not in Love)" que era abertura de "Corpo Dourado" em 1998 e "Próprias Mentiras", que em 2000 foi tema de Íris em "Laços de Família", o disco traz momentos interessantíssimos em "Contradições", "Indivisível", "Filme de Mim" e "Eyes", sua única composição em inglês presente no disco, o que comprova que "Deborah Blando" foi, de fato, um ponto fora da curva àquela altura da carreira de Deborah, que havia gravado "A Different Story" todo em inglês (gravações em português só surgiram em relançamentos do álbum) em 1991 e "Unicamente" em 1997, onde quatro das dez faixas eram em inglês, o que já mostrava uma mudança de rumos. "Unicamente" indicava claramente o caminho mais profundo que Deborah estava focada em trilhar dali em diante, o que se confirmou em seu álbum homônimo, onde ela trata de assuntos como a saída de uma relação tóxica (em "Próprias Mentiras"), admitir a si mesma que nunca foi e nunca será uma vítima ou mocinha (em "Contradições"), passando por um lado mais voltado para suas crenças espiritualistas, mas sem fazer proselitismo e produzindo desses insights momentos inspirados (em "Indivisível" e "Filme de Mim", tendo ainda "Anjo Azul" e "Pela Paz" como coadjuvantes não menos brilhantes desse momento). Um disco que pode e deve ser relembrado por sua qualidade.
para baixar, clique aqui









 
 

2 comentários:

K. Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Humberto Mercado disse...

Não esqueci completamente coisa nenhuma. Verifique o post que fiz em 2016 sobre o mesmo álbum. Tá nos arquivos do blog.
Outra coisa: a informação transmitida por você é imprecisa ou carente de veracidade.
Em primeiro lugar: Deborah nunca teve filhos. Não os quis.
Ainda: "Sentiment" não é apenas um trecho de "Gianluca" rodado ao contrário: são trechos do arranjo e da letra colocados fora de compasso e invertidos duas vezes antes, além da adição de efeitos sonoros através de remixagem.
Então não, não é apenas "Gianluca" rodada ao contrário.
Por fim, Gianluca é sobrinho de Deborah, filho de Annalisa Blando Dal Zotto. Ambos são empreendedores e donos de uma das maiores fortunas de SC.
É isso.