Powered By Blogger

domingo, 12 de maio de 2019

Reissue: Livre para Voar: internacional (1984)

Lançada nos últimos dias do frutífero 1984, a trilha sonora internacional de "Livre para Voar", novela de Walter Negrão, veio recheada de hits que até hoje permanecem na memória de muita gente. Logo de cara, o disco abre com "Drive", dos The Cars, que revelaram ao mundo Ric Ocasek e o finado Benjamin Orr. Na sequência vem o também finado George Michael com seu primeiro grande sucesso solo "Careless Whisper". A introdução está correta, pois a introdução longa pertence à discografia de Wham!. De todo modo, a faixa bem editada e finalizava aos 3'29 no LP/K7 da trilha sonora, quando crava em cinco minutos. Outro finado que dá as caras na sequência é Robin Gibb, o gêmeo de Maurice, com "Boys Do Fall in Love". Com sua morte em 2012, restou a Barry Gibb o posto de único Gibb ainda vivo de seus irmãos. Teddy Pendergrass e Whitney Houston, também já falecidos (esse é o momento que percebo que todos ouvimos gente morta pra caramba, eu hein...) comparecem com "Hold Me", originalmente pertencente à discografia de Teddy. A participação de Whitney sequer foi creditada na trilha sonora, basicamente porque só no ano seguinte ela se tornaria conhecida (e "Hold Me" faria também parte de seu álbum de estreia, na mesma gravação). Veio cortada quase pela metade no disco da novela. Aqui está completa em seus seis minutos. Alicia Myers comparece com a post-disco "You Get the Best from Me (Say, Say, Say) e estabelece um bom equilíbrio entre faixas de diferentes estilos ao longo do disco. Dámaris Carbaugh (com acento, mesmo) grava a versão em inglês de "Outra Vez", que vira "Once Again". Morris Albert e uma não-creditada Rebecca Godínez fecham a primeira parte com "If We Believe", editada em três minutos na trilha sonora. Also, a equalização desta faixa é pra lá de esquisita e não há exatamente muito que possa ser feito nesse sentido, mas tentei dar mais vida aos graves. Jermaine Jackson abre a segunda parte com "Do What You Do" e na sequência temos o dueto de Joyce Kennedy e Jeffrey Osborne em "The Last Time I Made Love". Dan Hartman, precocemente morto em 1994 aos 43 anos, comparece com um de seus maiores sucessos, que é "I Can Dream About You". Jeff Tyzik - com os vocais não-creditados de Donny Gerrard - marca presença com "You're My Woman, You're My Lady" e na sequência S.O.S. Band comparece com "Just the Way You Like It", que teve apenas um trecho de 3'24 na trilha sonora, quando a versão que parou na novela (Like It Long Mix) possui nove minutos e meio. Mas que nem de longe são cansativos. Anne Murray e Dave Loggins comparecem com "Nobody Loves Me Like You Do", que no ano seguinte teria a versão de Whitney Houston e Jermaine Jackson incluída em "Um Sonho a Mais". O disco é fechado por Waltel Branco (Paranaguá, 22/11/1929 - Rio de Janeiro, 28/11/2018) sob o pseudônimo de Love Sound Orchestra com "Tema de Amor".
para baixar, clique aqui





 
 

3 comentários:

DAN disse...

Caramba, quanta gente falecida nessa trilha sonora... Uma das melhores trilhas internacionais de novela da década, eu a tinha em K7. Parabéns pelos comentários e postagem da trilha.

Sérgio disse...

Parabéns. disco raro de achar com essa qualidade que postou.
Procuro a trilha internacional da novela Brilhante
Ansioso esperando você postar. obrigado!

Heyner Mercado disse...

Agradeço pelo feedback. É importante saber que o trabalho está sendo bem recebido. De todo modo, leia a descrição do blog. Releia, se necessário. Quantas vezes for preciso. Obrigado.