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sábado, 1 de maio de 2021

Black Music 4 - o melhor das novelas da Globo

 

    O quarto volume da coletânea Black Music, que resume em suas faixas o que já fez parte das trilhas sonoras de novelas, chega ao mundo um ano depois de seu volume mais recente, desta vez reunindo dezesseis faixas que percorrem os mais diversos gêneros dentro das possibilidades que a música negra abriu ao mundo ao longo das décadas. Quem acha que são poucos gêneros musicais, se engana redondamente: somente aqui, temos disco music, r&b, adult pop, pop, hi-nrg (que é uma evolução da disco music iniciada nos anos 80), freestyle, reggae e o bom e velho rock and roll, que sequer existiria se não fosse a criatividade de Sister Rosetta Tharpe (20/03/1915 - 09/10/1973). 
    A coletânea abre com Candi Staton e sua icônica "Young Hearts Run Free", que fez parte da trilha sonora da novela Locomotivas em 1977 e por trás de uma levada animada pelo ritmo disco, traz uma letra que retrata a resignação de uma mulher diante de um casamento morno, a pedir indiretamente para os mais jovens que jamais fiquem "de ressaca" como ela e seu marido. Continuamos com Santana e a participação vocal de Musiq Soulchild em "Nothing at All", parte da trilha sonora da novela Mulheres Apaixonadas em 2003. Logo na sequência, Bobby Brown vem com "Good Enough", composição de Babyface, que aparece novamente mais adiante por aqui, que foi trilha sonora de Deus nos Acuda em 1992 e 1993. Depois, temos Macy Gray e o seu talvez maior signature hit: "I Try". Parte da trilha sonora de Uga Uga, a faixa é constantemente lembrada quando se fala de Macy Gray. Já Angie Stone fez algo interessante em "Heaven Help", composição de Gerry DeVeaux gravada inicialmente em 1993 por Lenny Kravitz: os produtores de seu disco decidiram manter o arranjo quase idêntico à gravação de Lenny, com apenas sensíveis alterações na letra e uma interpretação mais que definitiva da parte de Angie. Foi um acerto improvável, pois hoje, 21 anos depois do lançamento de seu álbum de estreia "Black Diamond", ficou mais que provado que a interpretação definitiva da faixa pertence a Angie, fazendo jus ao título de seu debut, afinal de contas, só mesmo um diamante negro para mostrar talento de uma forma tão simples e direta. A faixa fez parte da trilha sonora de Desejos de Mulher em 2002. Na sequência, o girlgroup SWV marca presença com "Right Here", presente na trilha sonora da novela Sonho Meu, de 1993, em sua versão estendida e com elementos da música Human Nature, gravada por Michael Jackson em 1982. Toni Braxton já era consagrada em 2000 quando lançou seu álbum "The Heat", mas a inclusão de "Spanish Guitar" na trilha sonora de Laços de Família certamente fez um público ainda maior conhecer seu trabalho e sua voz inconfundível. Por falar em divas inquestionáveis, temos aqui também Dionne Warwick, que muito antes de ser prima de Whitney Houston (09/08/1963 - 11/02/2012), é uma cantora de longa e respeitável carreira, com "I'll Never Love This Way Again", que fez parte da trilha sonora de Os Gigantes em 1979. Mary Wells (13/05/1943 - 26/07/1992) abre a segunda parte com "Gigolo", que foi sexta faixa da trilha sonora internacional de Sétimo Sentido, em 1982. Seguindo a trilha, Gladys Knight & The Pips marcam presença com a regravação mais definitiva de "For Once in My Life", que ao fazer parte da trilha sonora de Carinhoso, em 1973, ainda não tinha alcançado todo o sucesso mundial que veio depois, merecidamente. Trinere vem na sequência com a curta "Boy You're the One", que em 1993 e 1994 foi trilha sonora da novela Olho no Olho. Logo depois, Viola Wills (30/12/1939 - 06/05/2009) marca presença com sua regravação de "Gonna Get Along Without You Now", parte da trilha sonora de Chega Mais, em 1980. Babyface, que já participou como compositor na faixa de Bobby Brown aqui presente, agora vem como compositor e cantor em "How Come, How Long", com a participação de Stevie Wonder (que também aparece aqui novamente, mais adiante). Trata-se de uma faixa de letra tristíssima e potente sobre algo que nos assombra até os dias de hoje: feminicídio. A faixa foi trilha sonora de Anjo Mau entre 1997 e 1998. Na sequência, Inner Circle traz a composição "Black Roses" de Calton Coffie em sua última participação em álbuns da banda, que era liderada por ele no começo dos anos 90. Recomendo que prestem atenção à letra desta faixa também, que fez parte de A Próxima Vítima em 1995. Stevie Wonder volta a aparecer aqui, desta vez sem acompanhantes, com "Superwoman", que fez parte da trilha sonora de Uma Rosa com Amor, em 1972 e 1973. Fechando o disco, Lenny Kravitz marca presença com sua "It Ain't Over 'Til It's Over", que foi trilha sonora de Vamp entre 1991 e 1992.
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