Talvez a parte mais doida de perceber que já se foram 14 anos desde o primeiro passo da Saladificador é lembrar, detalhe por detalhe, de todo o caminho percorrido desde lá.
Vou, pela primeira vez, abrir meu coração sobre o começo de tudo: eu não fazia ideia do que se tratava o blog quando comecei com tudo. Nos primeiros tempos, tudo o que queria era escrever. Qualquer coisa que fosse, qualquer coisa que eu sentisse necessidade de regurgitar e não deixar remoendo dentro de mim. Meu lado escritor não morreu, contudo. Apenas mudou de posição e se tornou algo que guardo mais comigo em vez de compartilhar com o mundo. Me descobri mais introspectivo do que pensava ser e, com isso, aprendi a respeitar minha necessidade de me expor o menos possível.
Paralelamente às descobertas pessoais, crescia em mim também meu lado de produtor musical. Aprendi tudo o que sei praticamente sozinho, com pouco ou quase nenhum auxílio externo, pois sempre fui meio assim: meio eremita, meio eu comigo mesmo. E isso me basta. Evidentemente, errei muito no processo de aprendizado sobre como masterizar, editar, mixar músicas. Mas, quando tomei a decisão de trazer música pra cá, há mais ou menos 12 anos, eu assumi o compromisso comigo mesmo de buscar sempre o melhor e, acreditem: nunca acho que está bom. Estou constantemente - talvez até permanentemente - insatisfeito. É por isso que sempre quero melhorar: porque nunca estou satisfeito com meu trabalho. Me cobro mais que ninguém, nesse sentido.
Neste 27 de março, a Saladificador, convertida em "pequena gravadora", completa 14 anos de história com avanços que, se alguém me dissesse em 2008 que aconteceriam, eu não apenas duvidaria como daria uma sonora risada. Mas o fato é que a Saladificador lançou artista próprio em 2020, o nosso querido Jeün, com seu EP de estreia "Crudis Lumina", disponível aqui e em todas as melhores plataformas. Aguardem, pois em breve vocês terão mais notícias desse tocantinense de imenso talento como compositor e maior ainda como cantor.
Aproveito também para agradecer quem vem acompanhando a Saladificador nesses anos todos e a quem estiver chegando agora também. Espero que sempre possam encontrar o que gostam por aqui.
Muita coisa já aconteceu em 14 anos. Mas, de certa forma, encaro até mesmo as tentativas de cópia como uma grande homenagem, afinal de contas, se meu trabalho fosse realmente ruim, ninguém iria querer copiar, né? De qualquer modo, nunca me coloquei em posição de competição com ninguém porque não é de meu feitio, portanto nunca tive e nunca terei concorrentes. Apenas seguirei meu trabalho, eu comigo mesmo, como sempre foi, com a ajuda eventual de amigos queridos, mas essencialmente, sem precisar mendigar parcerias nem implorar por visibilidade. Meu crescimento, apesar de lento, é bruto. E isso me orgulha imensamente, pois nunca precisei tapear ninguém e assim seguirei. Firme, forte e ético.
Que a Saladificador possa seguir por muitos anos, tantos quanto for possível. E que seja bom para todos nós! Deixo aqui o meu agradecimento novamente a todos que seguem a Saladificador.
Heyner Mercado, 27/03/2022