Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Out of Print: América: internacional 1 (2005)

"América" foi uma telenovela de Glória Perez exibida de 14 de março a 4 de novembro de 2005, em 203 capítulos.
Inicialmente teve suas trilhas sonoras nacional e internacional lançadas simultaneamente em CD duplo, mas essa estratégia deu errado e o disco foi mal nas vendas. Também por conta da troca de direção logo no começo da trama, os discos foram relançados separadamente com alterações na tracklist. Nesse post, você pode conferir como foi lançada originalmente a trilha sonora internacional, em conjunto com o disco nacional, em CD duplo. A trilha sonora nacional, entretanto, não consta nesse post. Confira!
para baixar o disco, clique aqui
 

domingo, 17 de abril de 2016

Release: Faces da Moeda: trilha sonora nacional

olá, criOnças! Hoje eu orgulhosamente apresento a mais nova trama que escrevi e que estreará no próximo dia 16 de maio: "Faces da Moeda"! (clique no título da webnovela para acessar o blog dela). A webnovela terá, em vez dos 107 capítulos da minha anterior ("A Virada"), 155 capítulos dessa vez, tendo seu último capítulo publicado, portanto, dia 11 de novembro, uma sexta-feira. Resolvi lançar a trilha sonora nacional um mês antes da estreia da webnovela para que vocês já possam ir entrando no clima. Confira!
para baixar a trilha sonora nacional, clique aqui
 tracklist e relação de personagens:
1 LEVE-ME DAQUI Vanessa Rangel (tema de Renata)
2 VIVO Sons de Saturno (tema de Guilherme)
3 AOS GAROTOS DE ALUGUEL Poléxia (tema de Márcio)
4 SINAIS DE FOGO Preta Gil (tema de Rodrigo)
5 ENSAIO SOBRE O AMOR Roberta Campos (tema de Eva e Renata)
6 BOM RAPAZ Davi Moraes (tema de Bruno)
7 SOMBRA Pedro Abrunhosa (tema de Suzanne)
8 OURO DE TOLO Raul Seixas (tema de Ivan)
9 TAL QUAL UMA ROSA Nick P. Soothe (tema de Marcelo e Rafael)
10 CONTROLE Lulo (tema de Victor)
11 VOCÊ PRA MIM Fernanda Abreu (tema de Marion)
12 FILME DE MIM Deborah Blando (tema de Riva)
13 VOCÊ NÃO ENTENDE NADA Daniela Mercury (tema de Cláudio)
14 10000 DESTINOS Engenheiros do Hawaii (tema de Mateus)
15 GRAMA VERDE Adriana Maciel (tema de Eva)
16 CONTRADIÇÃO Cris Braun (tema de abertura)
17  TUDO QUE EU FALEI DORMINDO Detonautas Roque Clube (tema de Bruno e Cláudio)
18 OLHA NÃO ME OLHA Lulu Joppert (tema geral)
19 É PRECISO PERDOAR Flora Purim (tema de Diogo)






 

sábado, 16 de abril de 2016

Out of Print + Reissue: O Cafona, volumes 1 e 2 (1971/45th Anniversary Edition)

"O Cafona" foi uma novela de Bráulio Pedroso exibida no extinto horário das 22 (hoje readequado para as 23) de 24 de março a 29 de outubro de 1971, em 183 capítulos. Foi a primeira novela da história da televisão brasileira a ter uma trilha sonora internacional: devido ao inesperado sucesso do disco nacional, a Som Livre, que havia assumido a produção das trilhas sonoras da Globo naquele mesmo ano, decidiu ir atrás de liberação de fonogramas para um segundo volume. O disco foi feito às pressas para que pudesse ser lançado em julho de 1971 e acabou surpreendendo com excelentes vendas, o que fez com que se tornasse rotineiro que tramas contemporâneas tivessem trilhas sonoras internacionais. Tudo foi tão experimental nesse disco que ele sequer recebeu o subtítulo de internacional, mas sim de volume 2. Também não há notícias de que o disco tenha sido lançado numa versão alternativa (na época, se lançavam tanto os discos em mono quanto em estéreo), restando apenas o disco comum em mono. São duas trilhas sonoras que vale a pena ouvir com carinho e atenção. O disco nacional foi relançado em 2001 na série Campeões de Audiência e é desse CD que extraí a trilha sonora. No reissue do disco internacional incluído nesse post, todas as faixas - inclusive as mono, muitas vezes repletas de ruído residual - foram remasterizadas para se aproximarem dos níveis atualmente exigidos, além de acompanhar novo projeto gráfico com encarte contendo letras de 10 das 12 canções do disco. Confira!
para baixar o disco nacional, clique aqui
para baixar o disco internacional, clique aqui




 
 
 

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Out of Print: Solaris 3 (Som Livre/Azul Music, 2005)

De todos os volumes da franquia de coletâneas "Solaris", sem dúvida o terceiro volume é o que mais se encaixou na proposta new age. Vale a pena ouvir com carinho essa coletânea, que permanece atemporal 11 anos depois.
Projeto idealizado por André Werneck, também responsável pela seleção de repertório, o terceiro volume foi lançado em conjunto com a gravadora Azul Music, que cedeu 12 das 14 faixas do disco. Confira!
para baixar o disco, clique aqui
 
 

terça-feira, 12 de abril de 2016

Reissue: O Grito: internacional (40th Anniversary Edition)

Se ontem foi postado o relançamento de 2001 para a trilha sonora nacional da novela "O Grito", de Jorge Andrade, hoje é dia de relançar sua trilha sonora internacional, numa remasterização tinindo de nova. Todas as faixas, excetuando as faixas 8 e 10, são de fonte digital. Há controvérsias quanto à última faixa, mas como ela está presente numa coletânea do Arthur Alexander de 2011, de onde a extraí: a canção claramente foi extraída de LP, mas como essa é a gravação atualmente utilizada pela gravadora Buddah, é o que a "casa" oferece.
O disco tem muitos momentos interessantes e curiosamente abre com o brasileiro Hélio Costa Manso, aqui sob o pseudônimo de Steve MacLean, com a jocosa "True Love", de letra bobinha e reflexo de um tempo onde se aceitava qualquer coisa cantada em inglês pra soar "internacional". Porém, o disco segue digno com as presenças de Natalie Cole, Jackson 5, o trio Silver Convention e a excelente "Fly, Robin, Fly", uma das pioneiras do estilo disco e eurodisco. Ainda há espaço para o grego Harris Chalkitis com a excelente "Time is Over" e a incrível e triste "Era Già Tutto Previsto", do então jovem Riccardo Cocciante, com sua voz sempre poderosa. Vale a pena ouvir essa trilha sonora com carinho, apesar de sua curta duração (apenas 48 minutos, sendo que quando lançada em LP a trilha sonora possuía 46 minutos, pois algumas faixas do lado A sofreram sutis cortes). Acompanha novo projeto gráfico e encarte com letras das canções. Confira!
para baixar o disco, clique aqui




 
 

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Out of Print: O Grito: nacional (1975/2001)

Em 2001, algumas trilhas sonoras nacionais foram relançadas pela Som Livre para a coleção "Campeões de Audiência". Dentre elas, está a trilha sonora de "O Grito", novela de Jorge Andrade para o extinto horário das 22 (reavivado desde 2011 como horário das 23, porém com o esquema de exibição dos capítulos diferente do que era à época do horário das 22), que foi exibida em 125 capítulos, de 27 de outubro de 1975 a 30 de abril de 1976. A remasterização deste disco, no relançamento de 2001, ficou por conta de Julio Carneiro, mas não é uma regra da série Campeões de Audiência: outras masterizações foram realizadas por Sergio Seabra ou mesmo ambos revezaram a masterização de um mesmo disco. Confira!
para baixar o disco, clique aqui
 
 

domingo, 10 de abril de 2016

Reissue: Bebê a Bordo: internacional (28th Anniversary Edition)

"Bebê a Bordo" foi uma telenovela brasileira escrita por Carlos Lombardi e exibida de 13 de junho de 1988 a 10 de fevereiro de 1989, em 209 capítulos. Foi reprisada no Vale a Pena Ver de novo em 90 capítulos, de 9 de novembro de 1992 a 12 de março de 1993.
Marcou também o estilo do autor Carlos Lombardi, que se tornaria recorrente em suas tramas seguintes: tramas anárquicas, texto ágil e finais surpreendentes e inesperados.
Sua trilha sonora internacional foi um sucesso de vendas, chegando perto das vendas da trilha sonora da novela das 8 da época, que era Vale Tudo. Parte disso se deve ao fato de que as canções foram melhor executadas na trama, além de obviamente ser um bom disco que, excetuando pela faixa 6, não possui fillers, o famoso enche-linguiça.
Os destaques do disco são muitos, mas a canção que se imortalizou foi, definitivamente, Build, dos Housemartins, banda inglesa na qual Norman Cook, o Fatboy Slim, era o baixista e eventual vocalista/compositor. Apenas 3 canções presentes no disco não foram inseridas na trama, o que era uma prática relativamente comum à época e de vez em quando ainda acontece. Nesse reissue, pela primeira vez, todas as faixas são de fonte digital. Confira!
para baixar o disco, clique aqui




sábado, 9 de abril de 2016

O EREMITA (SEGREDO DA FELICIDADE)

Entre notas perdidas, letras coloridas e sonhos vadios, eu ainda insisto em seguir
Entre todas as coisas que a vida me impõe, eu não canso e não vou desistir
Afinal não sou uma máquina para ter manual de instruções
Nem aceito que digam o que devo, o que posso, nem como viver

Entre dias escuros, noites ensolaradas e voos tardios, eu ainda insisto em tentar
Entre tudo que acalma e tudo que abala, nada mais vai poder me deter
Naquela velha vontade de amar, de expandir sem falar
Na empatia que eu quero, procuro e preciso

Sem limites, sem rédeas
Como um eremita, eu quero a incerteza como única certeza
Sem medos, nem vacilos
Quero da vida nada menos que o que houver de mais bonito
E a verdade, já esquecida
Vai ressurgir como uma Fênix e provar que sonhos nunca morrem

Entre notas vadias, letras perdidas e sonhos coloridos, eu ainda insisto em tentar
Entre tudo que abala e tudo que acalma, não desisto e não vou me cansar
De sonhar sem medida e amar sem reservas
Sem pedir nada em troca além de sorrisos sem fim

Entre dias tardios, noites escuras e voos ensolarados, eu ainda insisto em seguir
Entre todas as coisas que o tempo me diz, nada mais vai poder me deter
Afinal não sou robô para obedecer ordens supostamente superiores
Nem aceito que me prendam, reprimam ou tentem me calar

Se tudo é só passagem, que eu possa passar com leveza
Se tudo for dor, que eu possa levar conforto e alegria
Mesmo que me julguem, tudo o que quero é ser feliz
Porque todo clichê guarda em si o segredo da felicidade

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Reissue: Vale Tudo: internacional (28th Anniversary Edition)

O reissue hoje é a trilha sonora desse grande sucesso escrito por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (15/12/1926 - 29/01/2004). "Vale Tudo" foi um sucesso em sua exibição original e em suas reprises ao longo dos anos. Com 204 capítulos escritos e 203 exibidos (o primeiro e o segundo capítulo foram condensados em apenas um, em 16 de maio de 1988), foi um sucesso mesmo na virada de 1988 para 1989. Sua trilha sonora internacional, embora pouco executada na trama, possui uma boa qualidade (excetuando pela faixa 12 que foi exigência do patrocinador do disco à época de seu lançamento, já meio atrasado, em outubro de 1988). Nesse reissue, todas as faixas vieram remasterizadas próximas das exigências atuais. Confira!
para baixar o disco, clique aqui




 
 

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Saber nunca é demais: Sobre a dificuldade de relançar trilhas sonoras nacionais neste blog.

Olá, pessoal. Depois de uma série de tentativas de reissue para trilhas sonoras nacionais das novelas que já tiveram seus reissues das trilhas sonoras internacionais aqui no blog (inclusive com os masters prontos e devidamente guardados no meu acervo pessoal), me deparei sempre com as mesmas e constantes dificuldades. Quais são elas? Vou explicar uma a uma, esmiuçando bem cada ponto, para que vocês compreendam que não depende apenas da minha vontade:
1- São raríssimos os casos de gravadoras e editoras brasileiras que liberam gratuitamente informações como ISRC e dados que são fundamentais para evitar futuros transtornos com gravadoras caça-níqueis que venham a tentar passar por cima da lei na velha mania de sair processando meio mundo;
2- Alguns artistas, que não terão seus nomes citados (embora muitos aqui possam supor certeiramente) são hoje pessoas retrógradas e conservadoras e isso vai contra minhas visões de mundo. Logo, como algumas trilhas sonoras dos anos 80 possuem a participação desses artistas, eu terminaria relançando os discos incompletos, pois boicoto esses mesmos artistas;

3- A eterna dança das cadeiras de gravadoras que acabam falindo e distribuem seu catálogo de maneira irregular para diversos selos ou mesmo ficam sem representação, em questão de poucos anos, dificultam barbaramente a já dificílima obtenção de dados atualizados de editoras detentoras das letras e cifras, ISRC e demais dados;
4- Como os reissues das trilhas sonoras tem vindo com encarte contendo letras das canções e demais informações legais para justamente evitar que alguma gravadora caça-níquel venha tirar dinheiro de quem quase não tem (no caso, eu), esse processo fica inviabilizado quando se trata das trilhas sonoras nacionais, justamente devido às dificuldades mencionadas no item 1.
Expostos esses pontos, acaba sendo infinitamente mais fácil relançar as trilhas sonoras internacionais porque o acesso a essas informações legais é BEM mais fácil. É uma garantia de que os arquivos não serão retirados subitamente do ar. Não se trata apenas de estética: se trata de uma precaução para evitar transtornos desnecessários.
Portanto, peço desculpas sinceras a quem pede trilhas sonoras nacionais dos anos 80 relançadas, mas isso não vai acontecer tão cedo. Espero que logo as coisas mudem nesse sentido, mas se não mudar, pelo menos vocês já sabem o motivo pelo qual não tenho como fazer nada pelos discos nacionais nesse momento.

Para finalizar o post, deixo o meu MUITO OBRIGADO ao Wanderson, dono dos blogs EU OVO MÚSICA e VALE TREIS REAU, que nos deixou no último dia 4 e soube hoje ao me acordar. Sua falta será sentida. Wanderson foi um sujeito que contribuiu imensamente para vários blogs musicais, especialmente para o blog de meu amigo Leo ($kywalker Productions) e tinha uma criatividade maravilhosa. Uma centelha de criatividade se vai junto com ele. Gratidão por toda a sua contribuição nesse mundo!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Reissue: Selva de Pedra 86: internacional (30th Anniversary Edition)

"Selva de Pedra" foi uma telenovela brasileira escrita por Regina Braga e Eloy Araújo baseada na obra homônima de Janete Clair (25/04/1925 - 16/11/1983), exibida em 1972. Com 150 capítulos, a versão de 1986 foi do ar de 24 de fevereiro a 22 de agosto daquele ano. Não repetiu o estrondoso sucesso da primeira versão, mas manteve bons índices para o horário. Sua trilha sonora internacional foi um sucesso de vendas no primeiro semestre de 1986. Neste reissue, a trilha sonora internacional vem completamente remasterizada e de fonte digital (exceto a faixa 11, extraída de um cassete) e com um novo conceito gráfico, além de encarte com letras das canções. Confira!
para baixar o disco, clique aqui