Powered By Blogger

sábado, 7 de julho de 2018

Reissue: Corpo Dourado: internacional (1998)

O CD com a trilha sonora internacional da novela "Corpo Dourado" demorou um pouco além do habitual para sair, ao contrário da trilha sonora nacional. Só foi ser visto nas lojas em maio de 1998, faltando cerca de três meses para o final da novela, praticamente encavalando com o lançamento da trilha sonora nacional da novela das oito "Torre de Babel", ao final do mesmo mês. Os destaques ficaram por conta da presença de Hanson, Mariah Carey, Natalie Imbruglia e Robbie Williams, em sequência no disco. Outro grande destaque foi Shania Twain com sua "You're Still the One". Um destaque menor dentro da novela, mas de forte apelo radiofônico - tendo sido amplamente executada nas rádios no primeiro semestre de 1998 - foi "Breaking All the Rules" com a girlband/trio She Moves, que teve uma curta vida de 1997 a 1999. André Werneck já havia assumido completamente o posto da seleção de repertório das trilhas sonoras internacionais desde o final do ano anterior e aqui sua marca registrada - bem menos charmosa que a marca de Sergio Motta, que primava pela montagem equilibrada de repertório entre faixas dançantes e mais lentas - já fica evidente: um número quase indigesto de covers brazucas para canções que não foram liberadas a tempo com os artistas originais para o disco. São estas "Ain't That Just the Way", original de Lutricia McNeal e aqui interpretada por uma Gottsha disfarçada de Betsy Loop (devo reconhecer que a dona Sandra Maria manda bem sempre, longe de mim reclamar), "Sunshyme", original de Dario G. (também grafada como "Sunchyme", ambas corretas) aqui por um ato obscuro chamado Rising Sun (aliás, "Sunshyme" bebe da fonte de "Life in a Northern Town" de Dream Academy) e "Lonely", original do rapper alemão Nana, aqui por outro ato obscuro chamado Stars and Stripers. Não são releituras ruins, mas são versões genéricas. Pior que isso: as editoras sequer foram consultadas antes do CD ser colocado nas lojas com as versões "alternativas". André Werneck, em seus 9 anos de permanência no posto de selecionador principal das coletâneas internacionais, frequentemente driblou os direitos autorais. Tanta irresponsabilidade resultaria em seu desligamento da gravadora em 2007, quando ele chegou ao cúmulo de inventar artista inexistente para uma faixa de Sukhwinder Singh na trilha sonora de "Paraíso Tropical".
Outros pontos interessantes do disco são as presenças de Nicki French, Loreena McKennitt (erroneamente grafada no CD original como Lorenna McKennit) e o recentemente finado Michael Johnson (08/08/1944 - 25/07/2017) com Alison Krauss na interessante releitura de "Whenever I Call You Friend".
para baixar o disco, clique aqui




 
 

3 comentários:

Sebastião Adm disse...

Heiner sou um admirador do seu Blog, curto ele faz anos,mas nunca tive uma oportunidade de comentar. Queria apenas saber mais detalhes do Sérgio Motta, eu escrevo pro blog Mofista, e tipo procuro info sobre ele mas as unicas fontes que encontro são no seu blog.

por favor entre em contato cmg, gostaria de saber mais sobre essas pessoas q selecionavam as musicas das trilhas da Globo. Até pq semana q vem farei uma postagem sobre o LP O Melhor Internacional de Novelas q justamente o Sérgio Motta selecionou as faixas.

Ficaria mto grato se pudesse saber mais dessas informações. Obrigado e perdoe-me a intromissão.

Heyner Mercado disse...

Infelizmente não tenho a permissão de dar informações mais detalhadas.
Em primeiro lugar, porque há razões legais de não haver muitas informações a respeito dele na internet.
Em segundo lugar, por respeito a conhecidos meus que conviveram com ele até o fim.
Entendo sua boa intenção, mas não sendo de interesse puramente informativo, prefiro me abster de qualquer responsabilidade no que diga respeito à biografia de alguém que nem mais está entre nós para afirmar ou desmentir qualquer coisa.
Sergio nos deixou faz 16 anos. É tudo o que posso dizer.

Amarildo APS Produções disse...

Primeiramente quero dar-lhe os parabéns por seu lindo trabalho neste blog. Tenho acompanhado já há algum tempo e tenho me deparado com muitas postagens ótimas que me ajudaram muito. Este CD é muito raro de ser encontrado nessa qualidade! Agradeço por ter compartilhado conosco essa obra prima que tenho admirado desde que foi lançado em 1998 quando eu ouvia através de fitas K7. Eu também tenho um blog que compartilho meus álbuns em alta qualidade. Caso tenha curiosidade de visitar, deixo aqui o link:

https://armazem-da-musica.blogspot.com/