Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Hit Parade 1994

     Fazia tempo que não rolava reissue por aqui, né? Isso se explica: no último ano, o foco do Saladificador foi para lançamentos exclusivos e, nesse meio tempo, rolou até lançar artista novo (Jeün, com o EP Crudis Lumina). No entanto, de vez em quando ainda pode rolar uns reissues por aqui. Raros e esporádicos, mas ainda rola.

    A coletânea escolhida para este reissue foi Hit Parade, coletânea lançada em 1994 pela Som Livre. Diferente de outras gravadoras que se revezavam no lançamento de diversos volumes ao longo dos anos 80 e lutavam para ter todos os fonogramas originais, aqui rola, inclusive pelo tamanho gigantesco que a Som Livre tinha 27 anos atrás, um jabá de produções próprias (as faixas 7 e 14, interpretadas por Flavia Mollokay e Oséas sob o pseudônimo de Rachel Gold). Ainda assim, o álbum reúne 12 sucessos que dominaram as paradas entre 1992 e o primeiro trimestre de 1994.

    O disco abre com Ace of Base e sua "Happy Nation", que em 1992 causou certa controvérsia, pois chegou a ser associada ao regime nazista. Tal associação foi desmentida veementemente pelos integrantes da banda. A seleção de hits segue com "Got to Get It" com Culture Beat e, na sequência, temos Maria Capri emprestando sua voz para a versão de DJ Miko para "What's Up", original que, no ano anterior, por 4 Non Blondes, constava na trilha sonora de "Olho no Olho". Maria Capri é também a voz de "Tough Girl", de Martine, que foi trilha sonora de "A Próxima Vítima" em 1995. Na quarta faixa, uma presença que com o tempo se tornou rara: a versão original de "Sing Hallellujah", de Dr. Alban. Prensagens posteriores do álbum lançado em 1992 substituíram a gravação original pelo remix que terminou por ficar mais conhecido. Ice MC segue o baile com "Take Away the Colour" e é sucedido por Double You e sua "Part-Time Lover". A sétima faixa, como já citado anteriormente, é coisa brasileira e da Som Livre. "What's Wrong with You" veio ainda grafada sem o "You" na coletânea. 

    Corona e sua inconfundível "The Rhythm of the Night" abrem a segunda parte do disco. E, antes que venha algum sabichão repetindo pela nojentésima vez que os vocais principais eram de Jenny B (Giovanna Bersola) e que Olga Maria de Souza apenas dublava, cabe esclarecer que: sim, as vozes principais eram de Giovanna, mas Olga participou - repito: PARTICIPOU - vocalmente desta faixa e de todas as faixas do álbum de estreia da banda. Não se trata, portanto, de nenhum gato por lebre. Olga foi escolhida para representar a banda por seu carisma, sendo ela a única restante na formação atual. DJ BoBo segue o disco com "Somebody Dance with Me" e depois temos Captain Hollywood Project com "Only with You". Haddaway, que havia estourado no ano anterior com "What Is Love", aqui aparece com "Life". Rick Astley aparece com a única baba romântica do disco logo depois, com "Hopelessly" (e antes que me digam que Oséas vem com outra fechando o disco, como se trata de jabá interno, desconsidero). David Michael Johnson, creditado apenas como d.m. Johnson, comparece com sua regravação de "I Say a Little Prayer". Oséas, disfarçado de Rachel Gold, fecha o disco com "I'll Find a Way".


para baixar, clique aqui




Nenhum comentário: