Hora de encerrar 2023, né pessoal? Com 2023, também se encerra a comemoração pelos 15 anos da Saladificador e, para pontuar este momento, nada melhor que encerrar em grande estilo. Sem mais delongas e sem textão, fiquem com o reissue da trilha sonora internacional de Ti Ti Ti 1985. Até ano que vem, pessoal!
quinta-feira, 28 de dezembro de 2023
Ti Ti Ti Internacional (1985)
terça-feira, 26 de dezembro de 2023
O Cafona volume 2 / Internacional (Saladificador Edition)
O ano ainda não acabou e enquanto for tempo de celebrar os 15 anos da Saladificador, é tempo de cumprir o que foi prometido no começo do ano, que era trazer surpresas até o fim do ano. Para cumprir o que foi prometido, agora trago a primeira trilha sonora internacional lançada pela Som Livre, 52 anos atrás. Segue o texto que escrevi para o encarte desta edição exclusiva:
A trilha sonora internacional da novela O CAFONA recebe o nome de volume 2 porque até o momento na qual ela foi lançada, no meio de 1971, nunca antes havia tido uma trilha sonora internacional para uma novela e a própria Som Livre, que era apenas uma gravadora com dois anos de existência à época, havia assumido o lançamento das trilhas sonoras das novelas da Globo meses antes.
Aproveitando a vendagem razoável do disco nacional (59.579 unidades vendidas)* e indo na crista da onda do sucesso das músicas internacionais (sobretudo a música negra estadunidense, aqui presente em peso), a gravadora considerou que seria interessante lançar um segundo volume que, pelo pouco tempo disponível entre selecionar o repertório e mandar para a fabricação, acabou contendo somente faixas estrangeiras e em sua esmagadora maioria, pertencentes ao catálogo da Top Tape, informação contida na contracapa do LP, inclusive. Na época, 10 das 12 faixas eram do catálogo da gravadora, o que justifica a presença massiva da música negra estadunidense, já que a Top Tape na época representava selos como Motown aqui pelo Brasil.
No entanto, o disco só saiu em mono. Parte disso é justificável: 8 das 12 faixas nunca foram oficialmente lançadas em estéreo. No resgate feito com exclusividade para a Saladificador, as faixas originalmente lançadas em mono foram remixadas em estéreo, ou naquilo que se conhece como semi estéreo, já que as matrizes eram mono.
O disco vendeu consideravelmente bem (37.864 de cópias)*, considerando a quase precariedade do projeto. Foi a última vez, em muitos anos, que uma trilha sonora internacional vendeu menos que a nacional.
A quem adquirir este disco, desejo uma boa audição.
*fontes: SOM LIVRE e ABPD, consultadas através do livro TELETEMA - A HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR ATRAVÉS DA TELEDRAMATURGIA BRASILEIRA, de Guilherme Bryan e Vincent Villari. Agradecimento especial a Elder Paz.
domingo, 24 de dezembro de 2023
Força de um Desejo Internacional (1999) / Não-oficial
Das trilhas sonoras "fake" realizadas em 2015 por mim, talvez a mais desafiadora tenha sido justamente a seleção de faixas que montei para a novela Força de um Desejo, pois busquei que o conjunto, como um todo, soasse condizente com uma novela de época, mas que pudesse variar de épocas e estilos livremente, diferentemente da trilha sonora nacional, cujo tom foi predominantemente determinado pela música clássica. Lembro que, anos atrás, um seguidor da Saladificador chegou a comentar que considerou a seleção escolhida por mim "praiana", mas creio que há vários climas possíveis na seleção das 14 faixas escolhidas para figurar neste disco. Lembro que na época, pré-selecionei 46 faixas e fui rejeitando a maioria justamente por considerar totalmente destoante da novela. Quase fechei o disco em dezesseis faixas, mas preferi reservar duas delas para outra trilha sonora fake que resgatarei nos próximos dias, que dialogava mais livremente com a música contemporânea.
A época das faixas lançadas originalmente varia consideravelmente ao longo do disco, indo de 1958 a 1999. Os estilos, naturalmente, também são diversos. Participam do disco Antonello Venditti, Lara Fabian, Billie Holiday, Mina, Pablo Milanés, Nat King Cole, Henri Salvador, Jennifer Lopez e Marc Anthony, Andrea Bocelli e Celine Dion, Dulce Pontes, Ornella Vanoni, Miriam Makeba, Marc Hamilton e, para fechar, Enya.
Escrito nas Estrelas Internacional (2010) / Não-oficial
A diferença deste disco em relação aos demais que até aqui foram postados é que ele contém, de fato, a trilha sonora oficial da novela em 11 das 14 faixas. Como se percebe, participei muito pouco, quase nada na verdade, da seleção das faixas para o disco que resgato hoje aqui. Escrito nas Estrelas teve de fato uma trilha sonora internacional, mas nunca foi comercializada. Algumas faixas que estavam reservadas para a novela acabaram realocadas para a novela seguinte, Araguaia, que teve uma trilha sonora internacional comercialmente lançada. São elas: I Never Told You de Colbie Caillat e Pray for You de Jaron and the Long Road to Love. Houve, ainda, All the Lovers de Kylie Minogue na novela Insensato Coração. Mas se engana quem pensa que a novela não teve faixas marcantes. Muito pelo contrário: foi uma das últimas novelas que teve uma identidade musical muito bem marcada e definida, começando por Angel, original de Sarah McLachlan, aqui na interpretação de Katherine Jenkins. O grande vilão cômico da novela Gilmar, interpretado por Alexandre Nero, foi embalado por Billionaire de Travie McCoy e Bruno Mars e até hoje a música é facilmente associada ao personagem por quem assistiu a novela (e está tendo a oportunidade de assistir novamente no Viva e em breve no catálogo básico do Globoplay). Outras faixas também marcaram a novela, que foi pontuada por diversas regravações em ritmo bossa de sucessos internacionais, por cantoras brasileiras (Marcela Mangabeira, Bia Sion, Taryn Szpilman e Cris Dellano). As faixas que escolhi para completar o disco são a regravação (mais uma delas, já que o disco é cheio de releituras) de Stairway to Heaven por Mary J. Blige, I'm Not Your Toy com La Roux e, finalmente, Whithout You com Empire of the Sun. O disco ainda conta com a presença de Belinda e sua "If We Were (Ni Freud Ni Tu Mamá)", que entrou na novela com mais de três anos de atraso, mas ainda assim, serviu bem à trama.
Cama de Gato Internacional (2010) / Não-oficial
Não poderia faltar o resgate da trilha sonora internacional idealizada pela Saladificador para ilustrar a novela "Cama de Gato", que de fato teria tido uma trilha sonora internacional lançada no início de fevereiro de 2010, mas devido ao atraso do lançamento do disco nacional, além da queda significativa de vendas do formato trilha sonora em CD, que já agonizava visivelmente, teve o projeto cancelado. Da seleção divulgada à época, aproveitei apenas "Bad Romance" de Lady Gaga, pois o resto foi selecionado por mim mesmo. Outras músicas que teriam feito parte da trilha sonora da novela acabaram parando em Tempos Modernos, sua contemporânea no horário das 19, que veio a ser "Looking for Paradise" de Alejandro Sanz e Alicia Keys e em Passione, com "Half of My Heart" de John Mayer, sem a Taylor Swift.
Aqui, a ideia foi seguir o clima por vezes denso da novela, abrindo o disco com "Breakeven" da banda The Script. Mas o disco também possui momentos bem leves e divertidos, como em "Don't Trust Me", dos 3OH!3, aqui em versão exclusiva. Rob Thomas, Vanessa Amorosi, Rihanna, MGMT, Metro Station, Ciara, La Roux, Linkin Park, Guy Sebastian, Ladyhawke, Daniel Boaventura, Wolfmother e Faker completam o disco.
sábado, 23 de dezembro de 2023
Cheias de Charme Internacional (2012) / Não-oficial
Não pode ficar de fora a trilha sonora internacional criada pela Saladificador para Cheias de Charme, que teria seu lançamento caso fosse real em julho de 2012. De todas as trilhas sonoras imaginadas para ilustrar tramas que não tiveram temas internacionais, esta foi a primeira a aparecer na Saladificador, em seleção de repertório exclusiva, em setembro de 2015. Como trata-se de uma novela colorida, solar e de extremo apelo popular, optei por trazer uma seleção de músicas mais focada em temas animados, havendo pouco espaço para músicas românticas ou lentas. Apenas Ed Sheeran, Gotye, Kelly Clarkson e Kate Miller-Heidke cumprem tal função, pois de resto, o disco é recheado de temas que, se não fazem dançar, pelo menos animam a qualquer um. Inclui Jason Derulo, The Black Eyed Peas, Hot Chelle Rae, Foster the People, Havana Brown, LMFAO, Reece Mastin, Alexis Jordan, Brian McFadden, Mumford & Sons e Wanessa Camargo.
sexta-feira, 22 de dezembro de 2023
Pé na Jaca Internacional (2007) / Não-oficial
Hoje também é dia de resgatar a trilha sonora internacional que criei para a novela Pé na Jaca, de Carlos Lombardi. Caso houvesse lançamento, ele deveria acontecer na segunda metade de fevereiro de 2007. Para este disco, escolhi um repertório bastante representativo do que havia acontecido de melhor na música internacional em 2006. Músicas como Sexy Back de Justin Timberlake, Ain't No Other Man de Christina Aguilera, Crazy com Gnarls Barkley, I Don't Feel Like Dancin' com Scissor Sisters, além de Call Me When You're Sober da banda Evanescence e Wisemen de James Blunt representam com muita propriedade a virada de 2006 para 2007. O disco ainda conta com a presença de Snow Patrol, P!nk, TV Rock, Nick Lachey, Fergie, Nelly Furtado, Rogue Traders, Sugababes, The Veronicas e Enya.