Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de março de 2016

Num piscar de olhos, lá se foram 8 anos!

Parece que foi ontem ou semana passada. Mas no último dia 27 de março se completaram 8 anos de existência desse blog. Tudo começou em 27 de março de 2008, de uma maneira tímida e bastante diferente do que é hoje.
Saladificador passou por vários nomes e algumas mudanças de domínio antes de ser batizado definitivamente de Saladificador.
Aliás, ainda em 2012 mais ou menos, Saladificador tinha um nome mais extenso e um tanto complicado de se pronunciar: Saladificador de Variostudo. A ideia era que o nome fosse diferente e ao mesmo tempo transmitisse a ideia do blog, que em seus primeiros 3 anos focava em variedades de todos os tipos possíveis e imagináveis.
Porém, a partir de meados de 2011, o foco passou a ser em sua maioria musical. Por anos eu mesmo neguei que se tratava de um blog de música. Só fui compreender que música era a responsável por atualmente mais de 90% de todo o conteúdo postado no blog nesses últimos anos há pouco tempo.
Tudo começou da maneira mais despretensiosa possível, quando comecei a me aventurar com os aprendizados que passei a ter há mais ou menos 7 anos com engenharia amadora de áudio.
O começo foi no mínimo conceitual, pra não dizer complicado. Aprender a masterizar áudio é um processo relativamente lento que demanda, acima de tudo, ouvidos apurados para que se diminua - e de preferência se elimine - discrepâncias de volume/equalização/graves/agudos/distribuição de áudio entre os canais entre todas as faixas que pertencem a um disco.
De 2009 pra cá muita coisa mudou. Aprimorei minhas técnicas e mudei algumas vezes de programa (software) de edição e melhorias dos arquivos de áudio. Obviamente nunca penso totalmente que o jogo está ganho. São quase 8 anos buscando o melhor desse aprendizado e acredito que é algo que nunca termina. Hoje é melhor que ontem, mas ainda é pior que amanhã. Um dos meus prazeres é poder trazer discos remasterizados na mais alta qualidade possível e qualquer esforço a mais no que diz respeito a isso nunca será em vão.
Agradeço muito, de coração, a todos aqueles que passaram a me seguir ao longo desses anos aqui no blog. Agradeço também aos que ainda virão. A satisfação de vocês também é minha. Gosto de proporcionar uma boa experiência auditiva para todos!
Mas, devo explicar algumas coisas e até mesmo antecipar um pedido de desculpas (não que eu sinta que eu deva pedir desculpas, mas isso é mais pra evitar que qualquer pessoa venha me chamar de grosseiro sem nem me conhecer...): como já expliquei há alguns anos, eu não atendo a pedidos, salvo raras exceções, quando esses pedidos vem de amigos. E sou um sujeito de poucos amigos. Não barganho e nunca barganhei amizade, então não costumo criar laços de amizade com quem chega forçando, por exemplo, uma intimidade que não tem comigo. Sendo assim, existe um outro fator decisivo para que eu não atenda pedidos: a própria programação/agenda que faço para cada mês aqui no blog (sim, criOnças, quando um mês começa eu já tenho ele todo planejado até o fim!) me impede de abrir muitas exceções sem que isso gere excesso de postagens. Salvo raras exceções, não possuo o costume de, por exemplo, postar mais de um disco no mesmo dia. Gera excesso e confusão de informações e pode atrapalhar as pessoas.
Além disso, existe outro fator: pessoas que nem me conhecem, não sabem de onde vim nem pra onde vou, querendo mandar no meu trabalho. Isso é extremamente desagradável. Amo de verdade poder proporcionar um trabalho de qualidade ao público, mas fico bastante desagradado quando esse mesmo público quer saber mais do meu trabalho do que eu mesmo. Sugiro a quem quer me dar ordens que tente baixar programas como SoundForge, Audacity e tantos outros programas bons que tem por aí, pagos ou gratuitos. Depois que baixarem, tentem masterizar um arquivo de áudio, de preferência aquele bem prejudicado por má equalização ou qualquer defeito na matriz. Depois que vocês perceberem o tamanho da dificuldade que a coisa tem pra qualquer principiante, que vai passar fatalmente horas quebrando a cabeça e refazendo o serviço apenas numa canção até encontrar uma masterização aceitável (na base da tentativa e erro, mesmo), vocês avaliem melhor antes de sair, com o perdão da palavra, cagando regras pra quem faz o trabalho grosso. Se mesmo assim não conseguirem compreender, se juntem à turma do "faz melhor" e abram seus próprios blogs, que daí o tempo vai mostrar a diferença que a qualidade tem ;)
Não atendo pedidos porque mesmo possuindo quase todos os discos que eventualmente me pedem que eu remasterize, outros blogs - e bons, por sinal - já fizeram o serviço e eu não estou aqui para competir com ninguém. Muito menos para copiar ou imitar o trabalho de quem quer que seja.
Mas não pensem que sou um monstro. Simplesmente não estou e não estarei aberto a pedidos que não venham dos meus poucos e bons amigos. Nunca fui e nunca serei um sujeito de fazer média para ganhar mais ou menos popularidade. Eu poderia fingir que não percebo os pedidos que persistem mesmo depois de quase três anos que eu disse que não atendo pedidos? Poderia. Mas preciso reforçar isso enquanto houver quem venha aqui nos comentários achando que tem liberdade pra fazer pedido. Não tem. O trabalho é meu, eu faço porque gosto, não ganho UM centavo nisso, mas faço porque quero e é isso tudo o que posso oferecer.

Espero que venham mais 8, mais 16, mais 32 anos de blog pela frente, no mínimo. Sempre com música de qualidade pra todos vocês que acompanharam e acompanharão o blog ainda, não importando de que época ou de que estilo seja a música. 
E desejo poder fazer muito mais ainda, tanto com os reissues quanto com as coletâneas originais e exclusiva do meu "selo" Saladificador Recordings.
Nesses 8 anos, muita coisa evoluiu. Espero que sempre siga nesse rumo.
Mais uma vez, meu muito obrigado a cada um de vocês, de coração!

Até o mês que vem! ;)

2 comentários:

Blog do Andinho disse...

Heyner, PARABÉNS pelos 8 anos do blog o MUITO OBRIGADO pela generosidade em compartilhar seus arquivos aqui, sejam eles reissues ou projetos próprios. Conheci seu blog uns anos atrás, e um de seus textos me ajudaram muito, acredite ("(...)Benditos sejam aqueles que pagam o preço por serem quem são (...)").
Refiz vários cds meus a partir de suas postagens, com qualidade sempre excepcional - vc, o Skywalker, o Bugrim (Só Música) e o Wanderson (Eu Ovo Música e Vale Treis Reau) são nossos herois, rs.
Grande abraço!

Jonas disse...

Heyner, parabéns pelo trabalho. Conheci seu blog ontem, apesar de já conhecer os de outros parceiros seus, mas vi uma qualidade bastante particular em seu trabalho, a que me fará voltar aqui mais vezes. Um abraço!!