Powered By Blogger

domingo, 24 de setembro de 2017

Reissue: O Mapa da Mina: internacional

Hoje é a vez da trilha sonora internacional da novela "O Mapa da Mina" marcar presença aqui no blog. Um disco que é constituído quase que em sua totalidade de faixas exclusivas, na verdade foi um disco selecionado e feito às pressas, pois a Rede Globo havia dado ordem de encurtamento para a novela, que tinha inicialmente previsão de 173 capítulos e terminou com 137. Foi uma trama que teve sim uma boa audiência para o horário das 19 horas, numa época que a meta era 40 pontos e a trama finalizou com 44 pontos arredondados (43,86 pontos) na média geral. O infortúnio foi, de fato, a época em que foi apresentada. No horário das 18 horas, sua contemporânea "Mulheres de Areia" era um estrondoso sucesso com 49 pontos de média para um horário que na época exigia 35. No horário das 20 horas, "Renascer", sua outra contemporânea, marcava 60 pontos num horário que tinha por meta 50. Devido às surras de audiência por todos os lados, "O Mapa da Mina" foi considerada fracasso, o que deixou Cassiano Gabus Mendes, já adoentado à época, mais insatisfeito do que já estava desde que a produção de sua novela havia se iniciado. Cassiano terminaria padecendo de um infarto e viria a falecer em 18 de agosto de 1993, já com todos os capítulos da novela escritos. A novela se encerraria em 4 de setembro de 1993, com uma homenagem feita por Lima Duarte ao amigo no encerramento.
Com todos esses problemas, o tempo para se selecionar repertório e obter a liberação das gravadoras para a utilização de canções na trilha sonora internacional era reduzido. Como resultado, temos um disco onde 5 das 14 faixas são exclusividade da Som Livre (hoje representadas pela Comercial Fonográfica RGE Ltda.) e mais 2 da gravadora de Robertinho de Recife (De Recife Produções). No entanto, além das faixas "fillers" (ou num bom português: enche linguiça) terem notável qualidade, incluindo o americano naturalizado brasileiro Gordon Grody (que 3 anos mais tarde colaboraria compondo e produzindo faixas de "Unicamente", grande sucesso de Deborah Blando), as outras 7 faixas são marcantes. A começar por A-Ha (existem várias maneiras de grafar o nome da banda, inclusive com todas as letras minúsculas, mas todas as formas estão corretas) com o último single lançado em todo o mundo: "Dark is the Night" é uma bela canção e ainda pontua de maneira sutil os conflitos de Morten Harket com a banda na época. Eles se separariam em 1994 e só voltariam a se reunir em 1998. Temos ainda Glen Burtnik, Ivan Kopas (Crazy Ivan), Depeche Mode com a incrível "Walking in my Shoes", James Ingram com a gostosa "Someone Like You", Zucchero em inglês e, para finalizar, o grande hit da trilha sonora: Air Supply e sua "Goodbye" são facilmente lembrados até hoje.
No final das contas, um disco feito às pressas teve uma excelente qualidade de maneira acidental, visto que a própria masterização do CD original deixa a desejar. Aqui, tudo está devidamente consertado para uma experiência auditiva mais prazerosa e, espero eu, definitiva.
para baixar o disco, clique aqui


 
 

5 comentários:

K. Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Heyner Mercado disse...

Vamos deixar algumas coisas claras por aqui:
1- De 1971 até final deste ano, a Som Livre é quem foi responsável pela realização das trilhas sonoras das novelas da Globo;
2- Qual a finalidade concreta da sua pergunta? Porque sinceramente não vejo qual diferença pode fazer saber de algo tão "relevante" quanto isso. É conhecimento vazio, inútil. Mas mesmo assim, vamos lá...
3- Depende exclusivamente da organização do staff da gravadora. Nada tem a ver com a Globo diretamente (oh well, pelo menos até 1 de janeiro de 2020, quando a Som Livre deixa de existir oficialmente). Houve durante uma lenda urbana fomentada por alguns metidos a sabichões de que novelas fracassadas vinham obrigatoriamente com trilhas sonoras arrasa-quarteirão enquanto grandes sucessos vinham com trilhas sonoras meia-boca. Mas nem pra viés de confirmação isto serve direito, porque ao longo dos últimos 48 anos, tem uma série de exemplos que desmentem com categoria essa teoria maluca. Mas... o que o staff de uma gravadora especializada em coletânea faz?
4- Pesquisa, corre atrás de liberações com gravadoras e editoras e RARAMENTE conseguem liberações gratuitas. Quase sempre desembolsam valores pequenos ou significativos para ter as músicas nos discos. Geralmente são investimentos de retorno rápido, pois a comercialização dos discos costuma cobrir o dinheiro investido, a não ser que uma trilha sonora vá MUITO mal nas vendas. Este é o principal motivo da gravadora ter deixado de investir como investia antes nas trilhas sonoras: passaram a dar prejuízo;
5- Por fim, a resposta à sua pergunta: porque sim. Imagina uma galera (entre seleção de repertório, labeling e demais funções) correndo O TEMPO TODO atrás de liberação. Em alguns momentos a parada simplesmente esgota. Em qualquer época. E mesmo assim é preciso colocar um disco nas lojas. Paciência.

K. Araújo disse...

Muito obrigado.
E tenha um feliz Natal.

Paulo Guss disse...

Hj aqui me deu vontade ouvir essa trilha por causa de Dark Is The Night...e queria saber sobre essa trilha com várias faixas desconhecidas mas boas de se ouvir...adorei ler as informações e a capa melhorada do blog...Abração Garoto!!!

Anônimo disse...

A novela, pela trama, foi realmente ruim. A abertura com os caçadores de tesouro percorrendo o corpo de uma gigantona de fio dental era bem mais divertida que a novela.