Malhação, ao estrear em 24 de abril de 1995, revolucionou o formato até então conhecido de telenovela brasileira, trazendo para cá o conceito de soap opera, ou seja: novelas de duração indefinida com troca de personagens, temporadas e tramas centrais. Exibida no horário das 17:30, teve em seus 25 anos ininterruptos de exibição - encerrou abruptamente durante a pandemia de COVID-19, posteriormente teve sua temporada sucessora cancelada e, mais adiante, toda a novela foi cancelada - o foco direcionado ao público adolescente. Alcançou seu ápice de repercussão e sucesso comercial e de audiência em 2004, mas manteve público cativo do começo ao fim.
O primeiro volume da trilha sonora de Malhação foi lançado em maio de 1995, trazendo a música de abertura "Assim Caminha a Humanidade" de Lulu Santos, que permaneceu sendo o tema de abertura até 1999, quando "Te Levar Daqui" de Charlie Brown Jr. a substituiu até 2006, tornando-se o tema mais longevo, já que posteriormente as trocas se deram de acordo com as temporadas.
Além do tema de Lulu Santos, o primeiro volume de Malhação traz Malandragem de Cássia Eller, que despontava ao sucesso na época. Mesmo sendo um disco com músicas de apelo jovem, há espaço para Caetano Veloso, pinçado de seu álbum Fina Estampa, de 1994, gravado totalmente em espanhol, com Pecado. Nico Rezende, com Noves Fora, confirma a presença de um pop mais adulto na trilha sonora.



Nenhum comentário:
Postar um comentário