Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Saber nunca é demais: Sobre a dificuldade de relançar trilhas sonoras nacionais neste blog.

Olá, pessoal. Depois de uma série de tentativas de reissue para trilhas sonoras nacionais das novelas que já tiveram seus reissues das trilhas sonoras internacionais aqui no blog (inclusive com os masters prontos e devidamente guardados no meu acervo pessoal), me deparei sempre com as mesmas e constantes dificuldades. Quais são elas? Vou explicar uma a uma, esmiuçando bem cada ponto, para que vocês compreendam que não depende apenas da minha vontade:
1- São raríssimos os casos de gravadoras e editoras brasileiras que liberam gratuitamente informações como ISRC e dados que são fundamentais para evitar futuros transtornos com gravadoras caça-níqueis que venham a tentar passar por cima da lei na velha mania de sair processando meio mundo;
2- Alguns artistas, que não terão seus nomes citados (embora muitos aqui possam supor certeiramente) são hoje pessoas retrógradas e conservadoras e isso vai contra minhas visões de mundo. Logo, como algumas trilhas sonoras dos anos 80 possuem a participação desses artistas, eu terminaria relançando os discos incompletos, pois boicoto esses mesmos artistas;

3- A eterna dança das cadeiras de gravadoras que acabam falindo e distribuem seu catálogo de maneira irregular para diversos selos ou mesmo ficam sem representação, em questão de poucos anos, dificultam barbaramente a já dificílima obtenção de dados atualizados de editoras detentoras das letras e cifras, ISRC e demais dados;
4- Como os reissues das trilhas sonoras tem vindo com encarte contendo letras das canções e demais informações legais para justamente evitar que alguma gravadora caça-níquel venha tirar dinheiro de quem quase não tem (no caso, eu), esse processo fica inviabilizado quando se trata das trilhas sonoras nacionais, justamente devido às dificuldades mencionadas no item 1.
Expostos esses pontos, acaba sendo infinitamente mais fácil relançar as trilhas sonoras internacionais porque o acesso a essas informações legais é BEM mais fácil. É uma garantia de que os arquivos não serão retirados subitamente do ar. Não se trata apenas de estética: se trata de uma precaução para evitar transtornos desnecessários.
Portanto, peço desculpas sinceras a quem pede trilhas sonoras nacionais dos anos 80 relançadas, mas isso não vai acontecer tão cedo. Espero que logo as coisas mudem nesse sentido, mas se não mudar, pelo menos vocês já sabem o motivo pelo qual não tenho como fazer nada pelos discos nacionais nesse momento.

Para finalizar o post, deixo o meu MUITO OBRIGADO ao Wanderson, dono dos blogs EU OVO MÚSICA e VALE TREIS REAU, que nos deixou no último dia 4 e soube hoje ao me acordar. Sua falta será sentida. Wanderson foi um sujeito que contribuiu imensamente para vários blogs musicais, especialmente para o blog de meu amigo Leo ($kywalker Productions) e tinha uma criatividade maravilhosa. Uma centelha de criatividade se vai junto com ele. Gratidão por toda a sua contribuição nesse mundo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela dedicação, e pelo resultado de seu trabalho, chegando próximo das produções realizadas atualmente, sem descaracterizar a produção original, sei o quão é trabalhoso melhorar gravações do passado, mesmo com todo recurso disponivel. Obrigado por disponibiza-los a nós todos apaixonados pela música.

Anônimo disse...

Me chamo Audy sou apaixonado pelo seu blog amigo, fica também meu muito obrigado. Lembramos mesmos com muitas saudades do Wanderson, nosso eterno carinho e até breve nos encontraremos em algum lugar. Acredito eu...