Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Reissue: Despedida de Solteiro: nacional e internacional (1992)

olá, criOnças! Os discos de hoje são as trilhas sonoras da novela "Despedida de Solteiro", de Walter Negrão, um grande sucesso apresentado originalmente de 1 de junho de 1992 a 29 de janeiro de 1993, em 209 capítulos. Foi reapresentada pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo de 04/03 a 09/08/1996, compactada em 115 capítulos. Sua segunda reprise foi no Canal Viva, na sua íntegra, tendo ido ao ar de 29/06/2015 a 25/02/2016. Suas trilhas sonoras foram bem executadas na trama, mas o disco internacional se destaca pelo apelo jovem e pela qualidade. Não é que o disco nacional seja ruim, apenas ficou puxado demais para o brega, o que tirou um pouco da hegemonia do conjunto. Faixas contundentes como "O Que Você Quer" de Roberto de Carvalho, "Ser Mais Feliz (You're a Big Girl Now)" com Roupa Nova, a própria canção de abertura "Sugar Sugar" com DJ Les and the Kool Kat ft. The Archies (que veio editada em 3'12 em todos os fomatos do disco, mas aqui vem completa com seus 4'44, sendo a única faixa que não extraí do meu CD original para remasterizar) e outras acabam dividindo espaço com as jocosas canções de Tiãozinho & Alessandro e Silvio Cesar. Apesar das instrumentais do Roger Henri terem servido à trama, "Sirineu o Farfan" é de uma pobreza artística pouco antes vista. Se esperavam uma longa resenha sobre o disco nacional, ela acaba por aqui. Realmente não tenho muito o que falar sobre.
Já quando se trata da trilha sonora internacional, a conversa muda de tom. Donna Summer veio resgatada de 1989 com a gravação original de "Breakaway", composta pelo trio Stock/Aitken/Waterman. Na sequência, Lionel Richie comparece com "Do it to me", canção até então inédita pinçada de seu primeiro greatest hits, intitulado "Back to Front". Double You despontava ao sucesso com a regravação de "Please Don't go". Apesar da banda ser italiana, William Naraine, hoje naturalizado brasileiro, é inglês de Londres. Des'Ree, até então desconhecida por aqui, vem com a bela "Why Should I Love You". Annie Lennox manda muito bem com "Why" na sequência e é seguida por Ten Sharp e sua "You", que NÃO está editada no CD: é uma edição na época exclusiva para as rádios, diferente da versão do álbum. Chris Shelton, obscuro ato brasileiro, não faz feio com "Sweeter Than You", apesar do sotaque carregado da vocalista.
Abrindo a segunda parte do disco, Right Said Fred, com uma Jocelyn Brown que não foi creditada na trilha sonora, comparece com "Don't Talk, Just Kiss". Mr. Big vem com a poderosa "Just Take my Heart" que teve sua introdução suprimida. Achei justo, porque aquela introdução imensa é realmente um saco. Gazebo é revisitado pelo remix de 1991 de "I Like Chopin", sucesso de 1983. Aqui, veio na versão para as rádios. Shakespears Sister, projeto encabeçado por Siobhán Fahey, do Bananarama, aparece com a bela "Stay". Brigitte Nielsen, à época casada com Sylvester Stallone, regrava The Temptations com "My Girl" que recebeu o subtítulo de "My Guy" e rap adicional de Jesse James, também não creditado na trilha sonora. Curtis Stigers - que veio erroneamente grafado como Curtis TIGER em todos os formatos, mas eu consertei isso na base da gambiarra - vem maravilhoso com "I Wonder Why", que o catapultou ao sucesso, aos 25 anos na época. Nosso querido e muito competente DJ Memê fecha o disco com a excelente "Italian Mission". Vale a pena baixar os dois discos, mas não duvido que a trilha sonora internacional cative mais a quem não assistiu a novela. Até a próxima! ;)

para baixar o disco, clique aqui


 para baixar o disco, clique aqui


 

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por compartilhar.