Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Reissue: Sonho Meu: nacional e internacional (1993/1994)

olá, criOnças!
Os discos de hoje são as trilhas sonoras lançadas para a novela "Sonho Meu", de Marcílio Moraes e exibida de 27 de setembro de 1993 a 13 de maio de 1994, em 197 capítulos, no horário das seis. Uma bela novela que, apesar de ter feito sucesso, não repetiu os números estratosféricos alcançados pela anterior no horário, "Mulheres de Areia". Tinha o diferencial de fugir do eixo RJ-SP habitual das novelas e foi ambientada em Curitiba. Suas trilhas sonoras foram largamente executadas dentro da trama, com nenhuma das 26 canções sem utilidade dentro da novela.
O disco nacional abre com Tomás Lima, na época sob o pseudônimo de Homem de Bem, adaptando o mantra tradicional "Bhaja Sri Krishna", que veio erroneamente grafado no LP/CD/K7 como "Bhaja SHIRI Krishna"... aqui no reissue, esse erro foi devidamente consertado, inclusive na capa (minha sorte foi ter atacado uma parte do cabelo de Patrícia França que dava para fazer a alteração sem ficar evidente). Na sequência, Roupa Nova grava a sua versão de "Ando Meio Desligado", que aos meus ouvidos, pelo menos, soa bastante esquecível. Rita de Cássia vem com a fraca "Melhores Dias" e é seguida de Guido Brunini, com sua "Frágil", versão em português de "Cody's Song", de Kenny Loggins. Na quinta faixa, temos um belo tema instrumental: "Todas as Ruas", com a Orquestra Harmônicas de Curitiba, é muito boa. Fechando o lado A, José Augusto e Xuxa comparecem com "Querer é Poder", o tema de abertura da novela.

Selma Reis abre os trabalhos da segunda parte do disco, regravando Paolo Vallesi e transformando "La Forza Della Vita" em "O Preço de Uma Vida". Sou suspeito para falar da simpática - e infelizmente já falecida - Selma: sua voz era inigualável, mesmo. Renato Russo ainda regravaria Paolo para seu projeto solo de 1995 "Equilíbrio Distante" e emplacaria com essa versão em duas novelas: "O Rei do Gado" e "Aquele Beijo". Guilherme Arantes sempre manda bem e com "Um Pouco Mais" não é diferente. Na sequência, Ivan Lins comparece com "Vieste", na gravação original de 1986. Danilo Caymmi faz bonito com "Um Sonho Maior", mas o mesmo não se pode dizer de Watusi e sua "Privação de Sentidos": brega, no mau sentido, até dizer chega. O disco é encerrado com a Orquestra e Coro RGE executando "Dançando com Lágrimas nos Olhos (Dancing with Tears in my Eyes)".
Já a trilha sonora internacional, que na realidade só foi lançada em fevereiro de 1994, embora seja creditada como 1993, é repleta de destaques do começo ao fim. Logo de cara, abre com Haddaway e sua estouradíssima "What is Love". Scorpions comparecem com a belíssima "Under the Same Sun", um grande momento no disco. Culture Beat marca presença com a versão mais "bate-cabelo" de "Mr. Vain", que não foi creditada no disco (e novamente consertei isso como pude): essa versão se trata de Intense Radio Edit. As meninas do SWV empolgam com "Right Here", devidamente creditada corretamente em sua Human Nature Mix, que sampleia inclusive trechos vocais de Michael Jackson. Robin S foi mais um desses inúmeros casos de one hit wonder que conhecemos bem e sua "Show me Love" é irresistível. Aerosmith comparece com "Cryin'" e o lado A é fechado pelo obscuro - brasileiro, possivelmente - Rennie Ladd e sua "Living Without Your Love". Bee Gees abrem a segunda parte do disco com a belíssima "For Whom the Bell Tolls" e Lucio Dalla vem na sequência com a belíssima "Felicità", catapultada ao mainstream graças ao fato de ter sido tema de um comercial da Fiat. Aliás, "Felicità" pertence ao disco "Dalla/Morandi", inteiramente gravado por Lucio Dalla em parceria com Gianni Morandi, em 1988. Portanto, a participação de Gianni Morandi não foi devidamente creditada no disco da novela. Captain Hollywood Project empolga com "More and More" e na sequência, Mr. Big regrava Cat Stevens e a bela "Wild World". RuPaul (grafado erroneamente no disco como Rupaul, sem o P maiúsculo) comparece com a empolgante "House of Love", em sua até então única participação em trilhas sonoras de novela. Mas nunca se sabe, não é mesmo? Afinal de contas, com o buzz que "RuPaul's Drag Race" tem alcançado, é possível que esse quadro ainda mude ;)
Gloria Estefan encanta com a belíssima "Con Los Años Que me Quedan". O disco é encerrado por Oséas, pela primeira vez assumindo seu nome, sem pseudônimos (exemplos: ele era a voz por trás de Terry Barrett e Carol Gibson em "O Mapa da Mina"), com "Don't Say Goodbye", mas... sinceramente? A essa faixa eu dou adeus, sim! 

para baixar o disco, clique aqui


para baixar o disco, clique aqui


 
 
 

Nenhum comentário: