Continuando com o que ainda resta para trazer de volta das trilhas sonoras internacionais imaginadas para as novelas que não as tiveram, trouxe de volta a trilha sonora internacional que montei para "Minha Doce Namorada", de 1971. Quando a Som Livre assumiu a produção das trilhas sonoras para a Rede Globo, o formato das trilhas sonoras (anteriormente lançadas pela Philips - atual UMG, a Universal Music Group - nos anos anteriores a 1971) estava prestes a sofrer uma alteração drástica no formato que até então era conhecido e (pouco) difundido na nossa cultura brasileira.
Os discos nacionais continuariam sendo produzidos especialmente para as novelas, com material exclusivo, pelo menos até 1976, mas a partir de meados de 1971, a Som Livre colocou no mercado pela primeira vez uma trilha sonora internacional, da novela das 22 horas da época, "O Cafona". A coisa era tão experimental à época que o segundo disco recebeu o justo título de volume 2, para somente a partir da novela seguinte no horário, "Bandeira Dois", finalmente receber o nome "internacional". Ainda assim, em 1971 a Som Livre ainda estava se firmando como gravadora e como representante oficial das trilhas sonoras da Rede Globo, o que fez com que novelas contemporâneas da época ficassem sem um segundo volume de suas trilhas sonoras. Fundada dois anos antes, em 1969 (e fechada 52 anos depois, em 2021, ao ser comprada pela Sony Music), a gravadora do finado João Araujo (02/07/1935-30/11/2013) se empolgou com a popularidade inesperada e do consequente sucesso de vendas da trilha sonora nacional de "O Cafona", preparando um segundo volume. A novela contemporânea do horário das 19 horas, entretanto, não teve uma segunda trilha sonora, bem como a trama contemporânea do horário das 20 horas, "O Homem Que Deve Morrer". Somente a partir da novela seguinte no horário das 19 horas, "O Primeiro Amor", que se estabeleceu a tradição de lançar uma trilha sonora internacional para todas as novelas do horário. Tal tradição só seria quebrada quase 33 anos depois, com o cancelamento da trilha sonora internacional de "A Lua me Disse".
Neste disco, cujo "lançamento" original em MPEG se deu em 12 de dezembro de 2016 por aqui, selecionei 14 faixas que poderiam ter servido de trilha sonora à novela "Minha Doce Namorada", apresentada em 242 capítulos, de 19 de abril de 1971 a 25 de janeiro de 1972, baseado no que foi popular nas paradas de sucesso internacionais entre o final de 1970 e o começo de 1971. Como já é de costume, as fontes obtidas para o resgate são totalmente sem perdas espectrais. Espero que gostem do resultado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário