Ainda focando no resgate em FLAC das trilhas sonoras internacionais imaginadas para as novelas que não as tiveram, retomo com o restante que ainda não havia sido devidamente resgatado por aqui. Nesta retomada, escolhi minha versão do que poderia ter sido a trilha sonora internacional de "O Homem que Deve Morrer", escrita pela então incansável Janete Clair (25/04/1925 - 16/11/1983), que emendava uma novela atrás da outra no horário que na época era das oito (hoje das nove), desde que havia ajudado Emiliano Queiroz a finalizar "Anastácia, a Mulher sem Destino" em 1967. "O Homem que Deve Morrer" foi a penúltima de oito novelas que Janete escreveu ininterruptamente para o horário nobre da então ascendente Globo. A última da sequência foi justamente "Selva de Pedra", um de seus trabalhos mais marcantes. Após o final de "Selva de Pedra", Walther Negrão assumiu a novela seguinte, "Cavalo de Aço", que anos depois teria seu reboot batizado de "Fera Radical" no horário das seis.
Em 1971, a Globo começava a lançar suas trilhas sonoras pela gravadora Som Livre, visto que os lançamentos anteriores ocorriam pela Philips (hoje Universal Music), mas somente no final daquele ano surgiu a primeira trilha sonora internacional, por "acidente", no horário das dez, que exibia a novela "O Cafona". A primeira trilha sonora internacional no horário das oito aconteceu justamente com "Selva de Pedra" em 1972, com repertório que aproveitava muito do catálogo da Motown, na época licenciado pela gravadora Top Tape por aqui.
Na minha proposta de trilha sonora internacional de "O Homem que Deve Morrer", bebi pouco da fonte da Motown, pois busquei uma visão mais ampla da música internacional da época. Inclui The Who, Elton John, Neil Diamond, Marmalade, Al Green, St. Cecilia, The Supremes, Badfinger, John Kongos, Cher, The Delfonics, Lobo e Curved Air. "Lançado" pela primeira vez por aqui em 14 de dezembro de 2016, em MPEG, o projeto gráfico (um tanto pixelado, sim) foi mantido, com melhorias dentro do possível. As músicas, no entanto, foram todas retiradas de fontes realmente lossless, para garantir uma plena audição do projeto. Espero que esteja bom para quem for ouvir!
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