Powered By Blogger

terça-feira, 23 de junho de 2026

A Patota (1972)

    A nossa já querida série Simulacro das Novelas não pode deixar passar em branco os primeiros passos da Som Livre, certo? E não tem como falar nos primeiros anos da gravadora assumindo a produção das trilhas sonoras da Globo sem passar por momentos curiosos, interessantes e que, se não forem revisitados de vez em quando, correm o risco de cair no esquecimento, tanto pelas circunstâncias da época quanto pelos desdobramentos que nem sempre trouxeram desfechos bons. É o caso da novela A Patota, primeira incursão rasgadamente infantojuvenil da teledramaturgia da Globo no horário das seis, horário que era até então indefinido e não tinha um padrão de produzir novelas. As incursões anteriores (Meu Pedacinho de Chão e Bicho do Mato) não tinham um enfoque necessariamente infantojuvenil, mas todas as tramas tinham cunho educativo.

    Entretanto, a tentativa da Globo de trazer ao então não definido horário uma trama infantojuvenil resultou num fracasso tão grande que a novela chegou a perder em audiência para a novela Jerônimo, o Herói do Sertão, da TV Tupi. Assim, foi encurtada e encerrada aos 101 capítulos. Não há dados de vendas de sua trilha sonora, mas se especula que tenha tido vendas satisfatórias, visto que hoje, 54 anos depois, os discos são facilmente encontrados a venda em valores não muito altos, portanto não são raros.

    Ainda assim, a novela inteira se perdeu. Dá-se como certo que sua perda ocorreu no grande incêndio que atingiu os estúdios da Globo em 1976. Isto porque não foi apenas a novela que se perdeu para sempre: as fitas master da trilha sonora também se perderam para sempre. 

    Mas, chega de bla bla bla, ti ti ti e yadda yadda e bora ouvir o disco?

           clique aqui para baixar





Nenhum comentário: