A segunda novela das dez contemplada por trilhas sonoras divididas entre nacional e internacional foi Bandeira 2 e a Som Livre, ainda em seus primeiros passos e surpreendida pelas vendagens dos discos da novela anterior no horário (O Cafona), antecipou o lançamento do disco internacional de Bandeira 2 e logo em dezembro, com pouco mais de um mês da novela no ar, o disco estava nas prateleiras das lojas. Tornou-se, de forma quase acidental, o primeiro disco "de natal" da gravadora. Isto porque, na época, as novelas das oito não tinham ainda trilhas sonoras internacionais (já que o disco internacional de Selva de Pedra foi ver a luz do dia em agosto de 1972, tornando se a primeira trilha sonora internacional das oito) e o staff da Som Livre ainda tateava no escuro em busca de tendências do mercado fonográfico.
Mas não é que deu certo? Bandeira 2 Internacional tornou-se o disco mais vendido da gravadora por 8 meses e, ao longo dos anos, a segunda trilha sonora de novela das dez mais vendida de todos os tempos, com 120741 cópias vendidas. Firmava-se um "casamento" da Som Livre com as gravadoras Top Tape e Tapecar, que licenciavam artistas e bandas da Motown no Brasil. Assim, os discos internacionais de 1971 até final de 1973 eram dominados pelo mais puro som da Motown, tendo transicionado lentamente para mais gravadoras a partir de 1974 e firmando as trilhas sonoras internacionais como produtos muito ecléticos e vitrine para muitos artistas e bandas a partir de 1976.
Ao realizar a cópia fidedigna do master de Bandeira 2 Internacional para a série Simulacro das Novelas, percebi que, apesar do disco ter sido vendido majoritariamente em estéreo (teve uma prensagem mono, em 1972), algumas faixas do disco vieram mono na fita master, sendo elas as faixas 4, 5, 7 e 12. Bora ouvir?





Nenhum comentário:
Postar um comentário