Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Saladificador Masters #18: Brilhante: internacional (35th Anniversary Edition)

Novela de Gilberto Braga, "Brilhante" enfrentou uma inesperada rejeição do público. Apesar disso, gerou uma trilha sonora internacional interessante e classuda. Só que o disco internacional também teve problemas logo após seu lançamento. Logo em janeiro de 1982, menos de um mês após o lançamento, a faixa de Kool & the Gang, "Good Time Tonight", foi vetada de fazer parte do disco. Em cima do laço, a canção foi substituída por um cover brazuca de Juice Newton: "Queen of Hearts" veio na voz de uma obscura Linda Kooly. Não foi uma troca justa, mas foi o preço a se pagar pela imprudência na utilização de canções que poderiam estar impedidas de ser utilizadas, à época. Mesmo assim, é um disco digno de nota. Abre lindamente com Barbra Streisand e sua "Comin' in and Out of Your Life", seguida por Morris Albert com "Do You Miss me?". Seguindo a trilha, Carly Simon manda bem com "Hurt". As faixas 4 e 5 já foram citadas, então vamos logo ao Phil Collins, que comparece com a bela "If Leaving me is Easy". No disco da novela, veio editada em 3'39. Aqui, está completa. O mesmo vale para Ian & Christopher, que no disco da novela, teve sua "Love Games" editada em 3'22 e aqui está completa. "Sugar", de Ronay, não está editada. Acaba por ali, mesmo. Richard Clayderman abre o lado B com a instrumental e bela "Murmures", seguido de Mick Fleetwood com a excelente "You Weren't in Love". No disco da novela, o nome dele veio grafado corretamente, mas em "O Melhor Internacional de Novelas" de 1992, "bolaram as trocas" e o chamaram de MIKE. Jim Capaldi faz uma versão em inglês de "Casinha Branca", de Gilson, que aqui virou "Old Photographs" e é tão bela quanto a versão original. Sheila comparece com "Little Darling", que veio sensivelmente editada no disco da novela em 3'40. Aqui, veio com os 14 segundos que faltavam. E de fonte digital, pela primeira vez. David Gates faz muito bonito em"Take me Now", que foi destruída 16 anos depois numa versão em português pelo Só Pra Contrariar. Secret Service, meses antes de estourar em "Elas Por Elas", aqui comparece com a apagadinha "Angelica & Ramone". Waltel Branco e Antônio Faya, sob o pseudônimo de Sound Orchestra, encerram o disco com "Song of Laura", composta especialmente para a novela. É isso, pessoal. Vale a pena curtir esse disco do começo ao fim, sem interrupções.
para baixar o disco, clique aqui


3 comentários:

dicodisco disse...

Maravilhosas postagens. Locomotivas está nesta lista?

Paulo Roberto disse...

Excelente!!! Áudio e capas de primeira qualidade. Queria muito se algum dia poderia disponibilizar as trilhas internacionais das novelas: Amor Com Amor se Paga (esta bastante rara de encontrar na internet), Um Sonho a Mais e De Quina Pra Lua, com a sua qualidade? Obrigado por tantos posts maravilhosos.

Heyner Mercado disse...

discodisco: Não dessa vez. Quem sabe, em setembro Locomotivas venha. Há dificuldade na liberação de fonogramas desse e de vários outros discos.

Paulo Roberto: obrigado pela gentileza, fico feliz por saber que todo esse trabalho está agradando a você e a quem segue o blog. Infelizmente, eu não atendo pedidos, nem de amigos próximos ou familiares. Tudo depende do que tem viabilidade de ser relançado por aqui. Pode parecer excesso de cuidado da minha parte, mas já tive arquivos meus anteriormente derrubados por problemas de direitos autorais, então redobro os cuidados.
Felizmente as três trilhas sonoras que você sugeriu estão confirmadas para a próxima série, que virá no final de setembro, ao iniciar da primavera. Falta ainda confirmar outros dez títulos, que estão pendentes e aguardando liberação. Muita coisa acaba não sendo postada aqui por pura inviabilidade e, mesmo quando um relançamento é viabilizado, ainda esbarro em imposições de edições e cortes, que vão além da questão da minutagem, envolvem condições que algumas editoras e gravadoras impõem para que eu utilize as gravações sem ser cobrado ou denunciado por isso. Teoricamente isso nem deveria acontecer, porque é fair use, não possui fins comerciais. Porém, recentemente eu descobri que uma das fake trilhas sonoras que produzi ano passado está à venda no Mercado Livre, porque algum pilantra (que eu sei bem quem é). O sujeito, além de passar a perna em mim, que nunca ganhei um centavo com nada disso, ainda engana os consumidores mais jovens, que desconhecem que aquela trilha sonora NÃO existe, mas enfim...
Muitos são os impedimentos, além da minha política de não atender pedidos de ninguém. Espero que compreenda.