Powered By Blogger

domingo, 26 de junho de 2016

Saladificador Masters #11: A Gata Comeu: internacional (31st Anniversary Edition)

Por uma feliz coincidência, acabei seguindo o cronograma da trilha sonora anteriormente postada. "A Gata Comeu", grande sucesso de Ivani Ribeiro, na realidade um remake de "A Barba Azul", da TV Tupi, substituiu, no horário das 6, a novela "Livre Para Voar", de Walter Negrão. Sua trilha sonora internacional é cultuada por muitas pessoas que afirmam, de maneira até mesmo imprudente, se tratar da melhor trilha sonora já lançada. Vou ser bem sincero: o disco é muito bom sim, tanto que mereceu esse reissue aqui, mas nem de longe é o melhor disco já lançado como trilha sonora. E vou apontar motivos lógicos para isso, antes de me debruçar sobre as faixas: 
1- O disco tem uma quantidade de fillers, os famosos enche-linguiça acima da média dos lançamentos efetuados pelo selo Opus/Columbia anteriormente. Quais são eles? Fred Bongusto, Terry Winter e Silvia Massari, além do Waltel Blanco, que não podia faltar, claro, sob o pseudônimo de W. White;
2- Apesar de ser um disco cultuado, muito disso devido à falta de informação dos colecionadores mais jovens e, apesar de ter ido bem nas vendas, não foi um disco campeão de vendas. São várias as trilhas sonoras que venderam consideravelmente mais;
3- Mesmo tendo boas canções, o disco é repleto de clichês dos anos 80. Exemplos? Glenn Frey, Paul Young, Manhattans, Tremendo... não estou dizendo que não são bons, apenas se tornaram caricaturas ao longo dos anos. Contra fatos, não há argumentos. 
O disco abre com "I Should Have Known Better" do escocês Jim Diamond, recentemente falecido. No disco, veio editada em pouco mais de 3'30. Glenn Frey despontava seu primeiro grande sucesso depois de deixar os Eagles com "The Heat is on". No disco da novela, veio editada em 2'56. A edição da introdução é bonitinha e foi mantida, mas o final que não consta no disco da novela, aqui está completo. Madonna chegou a tocar por algum tempo sua "Crazy For You" na novela, mas por uma série de problemas, a primeira prensagem do disco foi confiscada das lojas e logo depois a faixa foi substituída pela artista da casa, Sade, com "Smooth Operator". Apesar de ser nigeriana de nascimento, Sade, como muitos pensam, não possui nacionalidade nigeriana. A vocalista da banda que leva seu nome (na verdade o sufixo de seu sobrenome Folasade), tem cidadania britânica, desde pequenina. Men at Work manda bem com "Everything I Need" e o bom momento segue com a icônica "Heaven" de Bryan Adams. Apesar de ser um bom artista (eu gosto, me julguem), Fred Bongusto enfrentava uma baixa popularidade na sua carreira ao longo daquela década. Mesmo assim, "Dillo tu" é bonita. Naima & Papagayo aparecem com a pitoresca "Brasileiro Train", que de tão trash, chega a ser divertida. Mas é por momentos como esse que esse disco definitivamente NÃO PODE ser considerado a melhor trilha sonora. No disco, veio editada em menos de 3 minutos. Aqui, vem com o final completo. Freddie Mercury, que juntamente com Men at Work foi o único poupado da tesoura maluca, comparece com a ótima "I Was Born to Love You". Paul Young marca presença com "Everytime You go Away". No disco da novela, veio com menos de 3 minutos. A introdução editada, porém, ficou digna e eu a mantive, mas o final completo foi mantido, para alegria geral da nação. Mick Jagger veio MUITO editado com "Just Another Night". Aqui, a faixa está completa. Manhattans até manda bem com "Forever by Your Side", mas quem assistiu à novela talvez tenha pegado um pouco de birra dessa canção, porque ela tocava MUITO na trama, quase a ponto de se tornar insuportável. Tremendo, uma versão argentina do Menudo, diga-se de passagem, comparece com "We Can Change the World", seguidos dos brasileiros Terry Winter e Sylvia Massari (confesso, gente: AMO essa mulher, é uma atriz como poucas) com "Lovely Love". Waltel Blanco (ele de novo, gente! qual a novidade nisso?) fecha o disco com a curta "Caribe". Bem, é isso. Baixem e curtam essa versão comemorativa do disco! ;)
para baixar o disco, clique aqui


 
 

4 comentários:

Blog do Andinho disse...

Gratíssimo por este post específico, Heyner - mas mesmo respeitando sua opinião, discordo em relação aos fillers. Estas ajudam, sim, a fazer desta trilha a mais/uma das mais icônicas dos anos 80 - e o melhor, coisa rara de acontecer até hoje, é q TODAS foram aproveitadas na novela (mesmo q não tocassem tanto quanto os temas principais). Minha única birra pessoal é com a do Tremendo, mas já nem implico mais com ela pelo fato desta trilha ser a mais importante pra mim, por motivos pessoais e de infância, rs.
E concordo contigo num fato: Sylvia Massari é INCRÍVEL, e Dillo Tu é realmente linda!

Enfim, vou refazer o cd q tenho desta trilha, incluindo a "pitoresca" Brasileiro Train q ainda não tinha encontrado em boa qualidade. E mais uma vez, PARABÉNS e OBRIGADO por todos esses presentes q vc está compartilhando com a gente.
(obs.: reza um boato na internet q o Viva reprisará A Gata Comeu a partir de outubro, além de Torre De Babel, e Pai Herói - esta já foi confirmada pelo canal. Tenho certeza de q muita gente vai recorrer ao seu blog pra baixar essas trilhas, rs).

Abração!!!

Heyner Mercado disse...

É como eu disse... é um bom disco e isso jamais deve ser negado. Só considero um exagero esse disco ser considerado o melhor de todos, sabe? O ano anterior, 1984, foi o mais numeroso da década em relação a trilhas sonoras internacionais. Todas elas, excetuando Vereda Tropical internacional, que deu o azar de ficar com as sobras do ano, foram icônicas à sua maneira. É no mínimo injusto desmerecer discos como as trilhas sonoras internacionais de Partido Alto, Transas e Caretas, Champagne, Livre Para Voar, Amor Com Amor se Paga... isso sem mencionar outros grandes discos internacionais lançados para o horário das 6 ao longo da década. Claro que A Gata Comeu internacional é digno de nota sim, é um disco excelente e certamente merece elogios. Só não acho justo que ele tenha uma dimensão maior do que realmente possui, diante de tanta coisa tão boa quanto ou melhor ainda.

Blog do Andinho disse...

Entendo sua colocação; aliás, os anos de 1984-1985-1986 tiveram algumas das mais marcantes trilhas sonoras, sobretudo as internacionais (alguns exemplos são Corpo A Corpo, Ti Ti Ti, Um Sonho A Mais e De Quina Pra Lua, mesmo considerando os eventuais fillers q cada uma tenha e q sempre vão existir, rs). Talvez o q leve os mais entusiastas a considerar tanto a trilha de AGC seja pelo fato de q foi 100% executada durante a novela, com músicas tão marcantes quanto as das excelentes trilhas q vc destacou, e tbm pela novela ter sido um grande sucesso (até onde eu sei, a maior audiência das 18h nos anos 80). E aí acrescento o fator afetivo, toda uma época onde éramos bem mais felizes e a vida parecia mais simples, etc, etc. Saudosismo mesmo.

Agora, uma pergunta: mesmo sabendo dos entraves q vc relatou aqui há algum tempo, vc ainda pretende resolvê-los e retomar a postagem das trilhas nacionais?
Abraços!!

Heyner Mercado disse...

é muito improvável que eu consiga ter acesso a dados como ISRCs e editoras da maioria das canções nacionais mais antigas. Até mesmo discos internacionais ficam muitas vezes impedidos de ser relançados por aqui, por conta da falta de maiores informações atualizadas, mas o ponto nevrálgico continua sendo as trilhas sonoras nacionais