Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Saladificador Masters #2: Corrida do Ouro: internacional (42nd Anniversary Edition)

O segundo disco escolhido para a série Saladificador Masters é a trilha sonora internacional da novela "Corrida do Ouro", de 1974. Esta é uma trilha sonora que comprei há uns 15 anos, mas nunca prestei muita atenção, dentre tantos discos que adquiri ao longo dos últimos 17 anos, para completar minha coleção. Sinceramente eu me pergunto: em que universo paralelo eu me encontrava nos últimos anos por nunca ter ouvido com atenção esse disco? É, na minha humilde opinião, uma das melhores trilhas sonoras da primeira metade da década de 70. O disco inteiro é bom, não restando espaço para bagaça nenhuma contar história. Morris Albert - talvez o único brasileiro que tenha feito sucesso cantando em inglês, mundialmente - vem com seu maior sucesso "Feelings", que nos anos 80 foi contestada por Louis Gasté, compositor de "Pour Toi". O plágio foi comprovado e desde então Morris divide os direitos da composição com o finado Louis. Ainda tem espaço para The Tempations, Wess & Dori Ghezzi (com a lindíssima "Noi Due Per Sempre", apesar do pitoresco sotaque estadunidense de Wess...), The LTG Exchange com a atemporal "Waterbed" (gente, quem arranjou essa canção não fazia ideia de que os elementos utilizados nela seriam utilizados pelos quarenta anos seguintes... coisa de gente visionária), The Stylistics, Jim Weatherly com a poderosa "The Need to be" (é nesse momento que eu perguntei a mim mesmo: COMO EU PUDE IGNORAR ESSA LETRA POR TANTO TEMPO?). Aliás, Jim Weatherly retorna na trilha, dessa vez como compositor, com o sucesso de Gladys Knight and the Pips "Between Her Goodbye and my Hello". Falar de "She (Tous Les Visages de L'amour)", de Charles Aznavour, é chover no molhado. Certos clássicos jamais ficam bregas, esse é um dos casos. Elton John vem com a até então desconhecida "Pinky" (do álbum "Caribou", que rendeu os singles "The Bitch is Back" - da trilha de "O Rebu" e "Don't Let the Sun go Down on me"). Ainda tem espaço para os canadenses The Whispers com "Broken Home", de letra meio bobinha, mas irresistível. Até mesmo o único filler do disco, "The Reason we Live", de Jim Grady, é uma belíssima canção. Vale ouvir com carinho esse disco. E redescobrir, se necessário. :)

para baixar o disco, clique aqui


 

Nenhum comentário: