Powered By Blogger

sábado, 10 de setembro de 2016

Saladificador Masters #22: O Casarão: internacional (40th Anniversary Edition)

atenção: link atualizado em 09/06/2020
O disco a ser relançado aqui no blog hoje é a trilha sonora internacional da novela "O Casarão", de Lauro César Muniz, exibida de 7 de junho a 11 de dezembro de 1976, em 168 capítulos. O disco internacional, lançado em setembro de 1976, foi o primeiro de 3 que seriam lançados entre 1976 e 1977, com 16 faixas, em vez das habituais - e por muito tempo tradicionais - 14 canções. Anteriormente, no mesmo ano, o disco internacional da novela "Estúpido Cupido" havia sido lançado com 20 canções em nonstop. Apesar de não ter sido um sucesso de vendas, a trilha sonora internacional de "O Casarão" foi, de certa forma, visionária, pois antecipou sucessos dos anos seguintes: Andrea True Connection, em ascensão desde "More, More, More", faria mais sucesso ainda no ano seguinte. Arthur Alexander foi o primeiro a gravar "Sharing the Night Together", que fecha o disco, mas que se tornaria popular 3 anos depois, na gravação de Dr. Hook, que se tornou definitiva e também parou em novela: dessa vez, em "Pai Herói".
Perry Como abre o disco com "Hands of Time (Brian's Song)". O subtítulo da canção foi omitido no lançamento de 1976. Na sequência, os brasileiros do Music Corporation regravam a instrumental "Theme from SWAT", provavelmente porque a original - por Rhythm Heritage - não havia sido liberada a tempo do disco ser colocado no mercado. A faixa foi extraída do LP da novela e não teve muito a ser feito por sua limpeza sem prejudicar as dinâmicas da canção. Então, qualquer coisa reclamem comigo ;) Hélio Costa Manso, ainda sob o pseudônimo de Steve McLean, surge com a bela "Forever Alone". Carpenters, na sequência, comparecem sempre ótimos com "I Need to be in Love". Andrea True Connection marca presença com a ótima "Call me", que no disco da novela veio em sua radio edit e, ainda assim, teve seu final antecipado aos 2'35. Aqui, ela vem com os 4'29 da versão correta. A versão do disco "More, More, More" ultrapassa os 7 minutos e, embora o arranjo seja exatamente o mesmo, não se trata da versão utilizada no disco da novela. Jullian vem com a fraca "Angel" e logo em seguida temos a holandesa Maggie MacNeal (erroneamente grafada como Maggie MCNEALL no disco da novela) com a lindíssima "When You're Gone", que é presença garantida nas rádios até hoje. Fechando o lado A, Alain Patrick comparece com "Living".
Abrindo a segunda parte do disco, Keith Carradine vem com a leve "I'm Easy" e é seguido do brasileiro Michael Sullivan e seu maior sucesso "My Life". ABBA, ainda antes de se tornarem conhecidos mundialmente, comparecem com "Honey, Honey", de 1974. Peter McGreen, brasileiro, grava a composição do também brasileiro Morris Albert "Girl of the Past", que à época foi lançada pelo selo do próprio Maurício Alberto Kaisermann, ou seja: o próprio Morris Albert, que tinha um selo e lançava alguns artistas. The Vast Majority comparecem com a versão disco de "California Dreamin'" e mandam muito bem. Apesar de a faixa estar numa excelente qualidade sonora, sim, ela foi extraída de LP. Então, se houver queixas, reclamem comigo, pois não tenho problemas para assumir eventuais erros e cagadas que eu cometa (prometo, gente: não tenho porque me escudar em justificativas evasivas ou usar de palavreado difícil para confundir as pessoas com qualquer desculpa). Cliff Richard figura na 14ª faixa com a belíssima "Miss You Nights". Francis Goya e sua "Nostalgia", instrumental, antecedem "Sharing the Night Together", na já citada gravação de Arthur Alexander. É isso, gente. Até a próxima, que será Duas Vidas: internacional ;)
para baixar o disco, clique aqui



2 comentários:

Unknown disse...

Muito show, trabalho perfeito. Muito grato!

CARLOS GALANTE disse...

ESPETACULAR - PRA MIM ESSA TRILHA É UMA PÉROLA!!! SEU TRABALHO É EXCELENTE AMIGO - PARABÉNS - ABRAÇO